Saiba como preparar uma caipirinha perfeita
Quem ensina a fórmula correta é o sommelier Leandro Dias
atualizado
Compartilhar notícia
Brasileiríssima, a caipirinha está presente no menu da maioria dos bares e boates do país. Fora do Brasil, o drinque também é uma referência quando o assunto é a coquetelaria brasileira.
Mas quem acha que para fazer uma boa caipirinha basta misturar limão, açúcar, gelo e cachaça, saiba que o caminho para um preparo perfeito é um pouco mais longo. De acordo com Leandro Dias, sommelier de cachaça e CEO da marca Middas, algumas dicas podem deixar o sabor da bebida muito mais agradável do que a simples mistura dos ingredientes.
Confira as dicas do Leandro:
O limão
A caipirinha pode ser feita com vários tipos de limões. No entanto, é importante estar atento aos detalhes e descartar algumas partes da fruta que podem prejudicar o sabor da caipirinha.
Sendo assim, retire a parte superior e inferior do limão, já que esses locais contêm um óleo que amarga o paladar. Divida o limão ao meio e descarte o pedaço branco que fica dentro. Após isso, divida em quatro pedaços e coloque com a poupa para cima dentro do copo para caipirinha.
O açúcar
Após colocar o limão no copo, adicione duas colheres de açúcar. Para a caipirinha tradicional use o açúcar branco. Com o auxílio de um macerador pressione levemente o limão junto com o açúcar para extrair o sumo, sem agredir a fruta, extraindo apenas a parte nobre do limão. Todo esse cuidado é para deixar o drinque perfeito.
O gelo
O gelo não tem segredo, basta ser feito de uma boa água mineral e adicioná-lo até completar o copo.
A cachaça
Adicione 60 ml de cachaça. Após esse processo, use uma colher ou o canudo para misturar suavemente os ingredientes e a caipirinha está pronta para ser apreciada.
Os três segredos da perfeição
– Evite o uso de coqueteleira no preparo, pois movimentos bruscos podem agredir o limão, fazendo soltar propriedades que amargam a caipirinha.
– A caipirinha é um drinque convidativo. Por isso, deixe no copo uma colher para que a pessoa possa dar suas “mexidinhas” na caipirinha.
– Caipirinha é um estado de espírito, tanto de quem prepara quanto de quem bebe. Reúna os amigos e divirta-se. Um brinde!
Assista ao vídeo: