Relíquia: arqueólogos descobrem bebida de mais de dois mil anos
O líquido tem a cor amarelada e um odor que lembra o vinho
atualizado
Compartilhar notícia
Uma descoberta curiosa foi feita por arqueólogos da província de Henan, no centro da China. Um vaso de bronze com mais de 2 mil anos, contendo algum tipo de bebida alcoólica, foi desenterrado durante a escavação de uma tumba da Dinastia Han. As informações são do jornal chinês Eastday.
Segundo o chefe do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da cidade de Luoyang, Shi Jiazhen, são cerca de três litros e meio do líquido, que tem a cor amarelada e transparente, além de um odor que lembra o vinho.
O material irá passar por pesquisas de laboratório, de modo que a equipe do Instituto consiga determinar os ingredientes dele.
Um grande número de vasos de barro e artefatos de bronze também foram escavados da tumba que cobre 210 metros quadrados. De acordo com o órgão, os restos mortais do dono da tumba foram preservados.
Cachaça de arroz com idades semelhantes foram encontradas em outros túmulos do período do Han Oeste. A cachaça feita de arroz ou grãos de sorgo era importante nas cerimônias e sacrifícios rituais na China antiga. Frequentemente era guardada em recipientes delicados de bronze.