Provamos, em primeira mão, a Skol Hops: puro malte e lupulada
A proposta da marca é introduzir o lúpulo ao paladar brasileiro, mantendo manter o frescor com o qual o consumidor é habituado
atualizado
Compartilhar notícia
Jaguariúna (SP) – A Ambev está de rótulo novo: o lançamento da empresa, Skol Hops, é uma hoppy pilsener puro malte que se propõe a introduzir o lúpulo ao paladar do brasileiro. A novidade chega às prateleiras no formato periguete, de 269ml, e nas garrafas de 600ml. O preço sugerido para a latinha é de R$ 2,49, enquanto o valor para o vasilhame de vidro varia de acordo com o distribuidor.
Antes mesmo de ser lançada no Brasil, a Skol Hops surpreendeu seus idealizadores: foi eleita a melhor hoppy pilsener do Brasil no World Beer Awards, em Londres, ficando à frente de cervejarias nacionais especializadas no estilo.
“Apesar de ser um ingrediente básico em qualquer cerveja, decidimos destacar esse sabor com o qual o consumidor brasileiro não está acostumado. Estamos levando o lúpulo como um desafio para o mercado, ao mesmo tempo em que diversificamos paladares”, comenta a gerente de marketing da Skol, Adriana Molari.
De acordo com a mestra-cervejeira à frente da elaboração do novo rótulo, Laura Aguiar, o diferencial é, principalmente, o aroma. “Ela tem a leveza e o frescor característicos de uma Skol, mas com um lúpulo aromático, com notas muito diferentes. Ter a assinatura desse sabor em uma cerveja tão popular, que conversa com tantas pessoas, é a grande novidade”, comemora.
O Metrópoles conheceu a fábrica da Ambev no município de Jaguariúna (SP) e percorreu todo o caminho da cerveja: da maltagem ao envase. Durante a visita, Laura explicou as especificidades da produção da Hops: o lúpulo, que geralmente entra na mistura depois da brassagem, só é adicionado na etapa seguinte, no tanque de fermentação. Isso garante o gosto da flor na cerveja.
Apesar de levar a novidade na composição, a Hops não é uma cerveja amarga. De corpo leve e cor dourada, a bebida tem um sabor muito fresco, proveniente das notas cítricas presentes na flor. No retrogosto, vem o lúpulo, discreto, mas presente. A recomendação é degustá-la, pelo menos uma vez, em um copo, para sentir o aroma lupulado.
Embora a Hops tenha a leveza característica da Skol tradicional, não é adocicada como a original. A cerveja chega ao mercado para competir com rótulos de sabor mais pronunciado, como as amargas da Ambev, Budweiser, Stella Artois e Beck’s, e as da concorrente direta, Kirin Brasil: as holandesas Heineken e Amstel,
A repórter viajou a convite da Ambev