Papo Espresso: conheça os cafés prontos para beber, tendência de 2023
A tendência dos cafés ready-to-drink está chegando ao Brasil e já pode ser encontrada em algumas lojas on-line, veja quais
atualizado
Compartilhar notícia
Sabor em primeiro lugar. E conveniência. Ah, e bem-estar, claro! Os três pilares se unem em uma tendência no consumo de cafés que visa oferecer novas experiências com muita praticidade, a fim de agradar novos paladares. Partindo desse princípio, tem ganhado novo fôlego a categoria de bebidas ready-to-drink (carinhosamente batizadas de RTD).
A tendência é ancorada por dois fatores. O primeiro é a busca, cada vez mais frequente, dos consumidores por conveniência e por produtos práticos e mais saudáveis. O segundo, o lançamento de novas marcas, sabores e formatos no mercado.
Além de estar em alta em todo o mundo, a boa-nova do “universo” cafeeiro não mostra sinais de desaceleração. Pelo contrário: para se ter uma ideia, de acordo com um estudo da Nielsen Scantrack, o consumo desse tipo de bebida teve um crescimento de 60% de 2020 pra cá. Até 2025, a expectativa é que elas serão responsáveis por cerca de 8% de toda a indústria de bebidas, de acordo com a IWSR, especializada em pesquisas de mercado.
Starbucks tem peso na novidade
O conceito, contudo, não é novo, e remonta ao Frappuccino da Starbucks, criado na versão RTD em meados de 1997. Com o tempo, outras empresas de bebidas logo seguiram o exemplo e entraram no mercado. Na Europa, a illycaffè fez parceria com a Coca-Cola em 2007 com a linha “illy Issimo” de bebidas à base de café e leite.
A empresa de alimentos Mars lançou duas bebidas de café com a marca Galaxy cinco anos depois, no Reino Unido. Já as bebidas Iced Coffee RTD da Jimmy’s, por sua vez, estão no mercado do Reino Unido desde 2011.
A popularidade atual vem de onde?
De acordo com o barista americano Kieran Power, “os lattes enlatados oferecem aos consumidores uma experiência mais próxima das bebidas à base de espresso com leite que encontram em suas cafeterias favoritas”, disse, em entrevista ao jornal Perfect Daily Grind.
Ele ainda afirmou que a experiência “semelhante a de um café”, combinada com a conveniência de comprar o produto em um supermercado, mudou a forma como alguns consumidores pensam. “Eles não precisam mais pagar caro e esperar pelo barista; podem obter um café com leite, doce e pronto para beber”. O especialista ainda atribui o crescimento na procura a gerações mais novas. Segundo ele, é um perfil de consumidor que busca “mais agilidade e praticidade”.
Onde encontrar?
Como esse formato ainda é novidade em terras tupiniquins, o Metrópoles indica 10 opções para comprar on-line a partir de R$ 4. Confira: