Papo Espresso: conheça 5 métodos brasileiros de fazer café em casa
O Metrópoles apresenta e explica os principais métodos criados no Brasil para fazer café
atualizado
Compartilhar notícia
Foi-se o tempo em que a gente tinha de escolher entre o coado ou o espresso na hora do café. Atualmente, há várias maneiras de se preparar um bom café, de um mesmo produto, extraído em diversos métodos de preparo, com diferentes técnicas, resultando também distinto aroma e no sabor.
Para o café da manhã ou no fim de uma tarde, para o ritual de fim de semana ou para oferecer aos amigos… Para cada ocasião, um café perfeito sempre é uma boa pedida. E o melhor dessa história toda é que há diversas opções “made in Brazil“. Além de sermos o maior produtor de café e um dos maiores consumidores, também temos grandes iniciativas de empreendedores criando métodos de preparo, cada um com sua particularidade.
Confira quais são e onde encontrar:
Koar
Criado em Pernambuco, em 2017, o Koar é um método nordestino de coar café, como o próprio nome sugere. Desde o início do processo de desenvolvimento, a ideia era que o café tivesse a acidez reduzida e a doçura acentuada. Por isso, ele têm sulcos de filtragem, os quais deveriam ser harmonizados o suficiente para que não fossem muito abertos.
Ver essa foto no Instagram
O porta-filtros Koar possui 16 sulcos inclinados em formato de cone e saída com 16 mm de diâmetro. Esse aspecto do equipamento faz com que a pressão diminua, aumentando a velocidade. Além disso, os sulcos não deixam o papel entrar em contato com a parede do Koar, influenciando no controle da água, que, passando pelo pó, ocasiona na extração de café produzido durante o tempo de filtragem.
Ela está à venda em cerâmica, acrílico, porcelana e vidro, podendo ser acompanhada de suporte e filtros. Os preços variam entre R$ 57 e R$ 215.
Koar Cerâmica
WoodSkull
A WoodSkull é uma criação da marcenaria curitibana de mesmo nome. O coador de café é feito de madeira, foi lançado em 2019 e buscou inspiração em métodos existentes, revelando que o café coado permite variadas nuances para extração.
O formato cônico é feito num bloco de madeira, no qual se coloca filtro de papel da Hario V60 01, com espiral interior que ajuda o fluxo da água. As linhas internas, espirais e verticais, facilitam o fluxo de água e a expansão do pó.
Destaque também para o desenho externo, robusto e resistente ao calor. O sabor da madeira altera levemente o resultado final na xícara.
Coador de Café de Madeira WoodSkull
Coador Astér n°1
Dos mesmos criadores da WoodSkull, o Coador Astér n°1 é feito com madeira de jatobá maciço. Ele conta com hastes anguladas que se parecem com o movimento da água no processo de extração. Por conta desse molde, o filtro de papel não fica em contato direto com a madeira.
Ver essa foto no Instagram
Já os sulcos internos permitem uma passagem mais rápida da água. O resultado na xícara é um café único, levemente encorpado, com aroma e um pouco da personalidade da madeira.
Coador Astér n°1
Pressca
A Pressca é um método brasileiro lançado em 2016. Natural de Santa Catarina, o projeto fio feito pela indústria Naxos e é inspirado na prensa francesa. De maneira bem objetiva, prepara o café por infusão e separa mecanicamente o pó do líquido, resultando na bebida pronta para cair na xícara ou beber direto no equipamento, como se fosse uma garrafinha, na temperatura adequada.
No paladar, a infusão preserva os óleos naturais do café e ressalta características especiais do grão escolhido. A marca já possui outras linhas voltadas para o setor, como espumador de leite, balança, chaleira e até minicoador de café.
Pressca + Café
Aram
A cafeteira surgiu para revolucionar o preparo de espressos por todo o país. Sem filtros de papel ou cápsulas, é 100% sustentável. A Aram nada mais é do que uma cafeteira manual que funciona por pressão: com a ajuda de uma manivela, você prepara desde um espresso concentrado até um café com sabor de filtrado. Construída em madeira e aço, ela é portátil e 100% manual.
Ver essa foto no Instagram