metropoles.com

Papo Espresso: confira 4 tendências para o mercado do café em 2023

Uma pesquisa revelou quais as tendências para o mercado de café no ano que começou. Conheça todas a seguir

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Pexels
Na foto, um café é colocado em um copo transparente com gelo - Metrópoles
1 de 1 Na foto, um café é colocado em um copo transparente com gelo - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Pexels

O consumo de café em solo tupiniquim sempre foi expressivo a nível internacional. Porém, nos últimos anos, uma onda de café especial vem tomando conta dos espaços gastronômicos em todo o país. De microtorrefações a métodos para fazer em casa, o cliente está mais exigente quando o assunto é um grão de qualidade e uma bebida palatável.

Mas nada disso é novidade! A busca por um “pretinho básico” que foge dos padrões das commodities não começou agora. Acompanhando tendências internacionais, o Brasil entra em uma nova fase de consumo de café. Segundo estudos realizados pela Euromonitor International, há quatro grandes características “cafeínadas” no momento.

Confira:

Pronto para beber

As bebidas de café prontas para beber são uma das grandes tendências no setor cafeeiro. De acordo com a pesquisa, a novidade promete crescer mais rapidamente no setor de alimentos e bebidas, impulsionado por outras trends, incluindo o café frio, conveniência e foco na saúde e bem-estar.

Em essência, o segmento de bebidas prontas consiste em cafés vendidos em lata ou garrafa, para consumo imediato. O cold brew é uma parte importante do mercado (e deu o pontapé), mas outras opções como lattes, o preparo a frio com nitro e drinques também estão disponíveis.

Na foto, vários grãos de café com Bebidas prontas com café - Metrópoles
Bebidas prontas com café

Consumo deve voltar a crescer

Mesmo sendo figurinha carimbada na mesa dos brasileiros, o consumo de café no país caiu no ano de 2022, em relação a 2021. Isso se deu por conta da alta nos preços do grão. O cenário tende a mudar logo. O esperado é que haja um crescimento de 1,94% em 2023 e ainda mais em 2024, com uma estimativa de 4,10%.

Assim como aconteceu durante a pandemia de Covid-19, espera-se que aumente a ingestão da bebida nas residências e diminua em cafés e restaurantes. Contudo, os volumes gerais de vendas e consumo devem permanecer estáveis.

Na foto, grãos de café são torrados em uma máquina de torra - Metrópoles
O café sofreu uma alta nos preços dos grãos em 2022, o que impactou diretamente no consumo do café

Troca de cafeterias pelo café em casa

Cada vez mais consumidores estão trocando cafeterias por beber seu cafezinho em casa. O motivo? A oferta internacional da bebida não tem sido capaz de atender a demanda, em um momento em que os estoques estão baixos.

Os brasileiros, em média, bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia, de acordo com dados da Organização Internacional do Café – OIC. Porém, se esse consumo antes se dava quase que 90% em cafeterias, de uns tempos pra cá a realidade tem sido outra. Segundo a pesquisa, o aumento da inflação, somado aos riscos de recessão nos próximos meses, são apenas alguns dos motivadores dessa mudança comportamental.

3 imagens
Café espresso é um dos sucessos entre os brasileiros
O método de preparo escolhido e a forma como ele exige que a água seja utilizada também podem interferir no produto final
1 de 3

A Hario V60 está ficando conhecida entre os comensais

Reprodução/ Pinterest
2 de 3

Café espresso é um dos sucessos entre os brasileiros

Reprodução/ Freepik
3 de 3

O método de preparo escolhido e a forma como ele exige que a água seja utilizada também podem interferir no produto final

Reprodução/ Pexels

Apreço por cafés de alta qualidade

Ainda segundo o estudo, o público consumidor está cada vez mais exigente. Dados divulgados apontam que 44% estariam dispostos a pagar um valor superior por um café de excelente qualidade. A tendência aponta para a popularização (ainda maior) dos chamados cafés especiais.

Café especial e café tradicional
Na foto, a diferença entre o grão sem torrar do café tradicional e do especial

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?