Papo espresso: confira 4 dicas para saber se o café está bem feito
Descubra se o café espresso que você toma é de qualidade com as dicas do barista Célio Mesquita Jr.
atualizado
Compartilhar notícia
Clássico, um espresso (que destrinchamos a origem nesta matéria aqui) pode adquirir diferentes características. Tudo depende, claro, do café que foi utilizado, da pessoa que está preparando a bebida e de outros fatores que influenciam no resultado final.
Mas, como identificar se ele é bom ou não? Cada profissional tem um jeito de preparar a bebida. Alguns elementos, no entanto, devem ser seguidos à risca para que o café seja agradável no aroma e no paladar.
Para te ajudar a entender melhor a bebida e a separar “o joio do trigo”, o barista Célio Mesquita Jr. dá algumas dicas fáceis de entender. Confira:
Observe a cor da crema
“Trata-se da camada de creme que fica sobre o café. Um bom espresso deve ter uma crema de 3 a 4 mm de espessura, com cor de avelã e um leve toque tigrado”, comenta. Além disso, a crema não pode se desfazer com facilidade.
Equilíbrio é tudo
Um bom café espresso apresenta equilíbrio entre doçura, acidez e corpo, além de deixar na boca um agradável sabor residual. “Se estiver muito amargo ou muito doce, algo está errado”, conta. Claro que há exceções: as notas do grão utilizado devem ser levados em conta.
Temperatura ideal
Preste atenção na temperatura. “O café muda de sabor com o passar do tempo e o espresso, tende a amargar. Por isso, o café não pode estar morno. Se estiver, há indícios que foi tirado há alguns minutos”, aponta Mesquita.
Veja a xícara após beber o espresso
Segundo ele, a crema deve deixar uma marca na lateral da xícara.