O que é lúpulo: descubra este importante ingrediente da cerveja
Segundo o Google, dúvidas sobre essa flor estiveram entre as cinco perguntas mais feitas no sistema de buscas
atualizado
Compartilhar notícia
O Google divulgou a lista dos principais assuntos pesquisados no site de buscas. Um deles chama atenção dos cervejeiros. “O que é lúpulo” foi um dos termos mais buscados pelos internautas em 2018.
Para ser mais preciso, foi a terceira busca mais feita pelos brasileiros na categoria “O que é?”, destinada a dirimir dúvidas.
Mas, no final das contas, o que é o lúpulo?
O lúpulo é a flor de uma planta trepadeira que se desenvolve muito bem em locais de clima frio. A maior parte da produção mundial concentra-se em áreas como Alemanha, Estados Unidos, China e República Checa.
O uso do lúpulo na cerveja remonta à Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot), desenvolvida em 1516. Segundo as regras, as bebidas só poderiam levar quatro ingredientes: lúpulo, água, malte de cevada e levedo (fermento).
Na cerveja, a Humulus lupulus (da ordem das canabináceas, igual à maconha) é usada para adicionar sabor, que pode variar de mais amargo a suave. Uma espécie de tempero cervejeiro.
O ingrediente é adicionado durante a fervura da cerveja. O sabor amargo vem da flor fêmea do lúpulo, que produz as resinas e óleos.
O lúpulo, além do sabor, traz benefícios à saúde. É um relaxante natural e tem ação bactericida.