Morre Mestre Derivan, bartender que imortalizou a caipirinha
Derivan Ferreira foi o bartender responsável por incluir a caipirinha na lista de coquetéis reconhecidos mundialmente. Ele tinha 68 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Triste dia para o mundo da coquetelaria. Faleceu, na madrugada desta quinta-feira (18/5), em Portugal, o bartender brasileiro Derivan Ferreira de Souza, aos 68 anos, vítima de um mal súbito. Ele foi um dos responsáveis por incluir a caipirinha na lista de coquetéis oficiais da International Bartendeers Association (IBA).
Divulgador e defensor das bebidas e tradições brasileiras, ele estava no país europeu para o 1º Concurso Internacional de Rabo de Galo Portugal 2023. Derivan teve um mal súbito no apartamento em que estava hospedado com a equipe do concurso e foi levado ao hospital de Setúbal, mas não resistiu.
A informação foi confirmada por meio de uma nota de pesar, divulgada no Instagram do profissional. “Toda força e fé neste momento de dor e saudade”, diz um trecho do texto.
Derivan fez história
Conhecido como Mestre Derivan, ele ensinou ou inspirou a maioria dos que hoje fazem sucesso na profissão. Além de uma referência no mercado, foi fundamental para colocar a famosa caipirinha no cenário mundial, em 1994.
“Foram quase 10 anos de trabalho e foi preciso conquistar o voto de 48 países. Mas, com isso, a caipirinha entrou para o rol de coquetéis como o dry martini”, contou em entrevista ao site A Tribuna certa vez. Atualmente, por conta dele, o drinque brasileiro figura entre os 10 mais lembrados no mundo.
Nascido na Bahia, Derivan iniciou a profissão há 50 anos e alcançou o topo do ranking dos bartenders brasileiros. Ele foi autor de vários livros, como Coquetelaria ao Alcance de Todos e Ultimate Bartender Book 2018, um guia para profissionais do balcão.