Enólogo João Portugal Ramos lança seu primeiro espumante
A criação harmoniza perfeitamente com aperitivos, mas também acompanha saladas mediterrâneas, pratos à base de peixes e culinária oriental
atualizado
Compartilhar notícia
Referência em enologia, João Portugal Ramos é conhecido por assinar rótulos brancos e tintos de diversas regiões lusitanas. Agora, ele vem ao Brasil para apresentar a sua estreia no mundo dos espumantes, o Marquês de Borba Brut Rosé – bebida elaborada por ele no Alentejo.
João Portugal Ramos fez esse espumante especialmente para o casamento de sua filha, mas as avaliações empolgantes dos convidados da festa o motivou a dar início à produção. Elaborado pelo método champenoise (segunda fermentação na garrafa), a bebida leva na composição as uvas Pinot Noir, Touriga Nacional e Aragonez.
A preferência pela casta francesa Pinot Noir, uma das principais na composição dos champanhes, deu-se pela elegância distinta dessa uva que, acompanhada das duas outras nativas de Portugal, confere os aromas complexos, o frescor e o final seco e longo em boca, além de apresentar um aspecto límpido, com bolhas finas e persistentes.
A criação harmoniza perfeitamente com aperitivos, mas também acompanha saladas mediterrâneas, pratos à base de peixes e culinária oriental.