metropoles.com

É de Brasília! Conheça 4 rótulos de gim que nasceram na capital

O Metrópoles conta a história de quatro marcas de Brasília que produzem um gim 100% candango

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Pexels
Gim tônica
1 de 1 Gim tônica - Foto: Reprodução/ Pexels

Meio ignorado no Brasil até poucos anos atrás, o gim viu sua popularidade crescer após a mania espanhola do drinque gim tônica surgir por aqui. Atentos ao movimentos, empresários brasileiros começaram a investir na produção de gim nacional. Em 2016, os primeiros rótulos tupiniquins apareceram apareceram.

Feita obrigatoriamente com zimbro, a bebida era, a princípio, um remédio. Criada em 1950 pelo médico Fanciscus de la Boe, a receita de álcool infusionado foi criada para aliviar sintomas como falta de apetite, dores no estômago e febre. Ela se popularizou após soldados britânicos de passagem pela Holanda carregarem algumas garrafas para a Inglaterra. Pouco a pouco, o destilado se tornou um dos queridinhos dos ingleses.

O gim conta com dois tipos: o dutch, que é feito com álcool de milho, centeio e cevada; e o dry, que é mais predominante no mundo, feito com álcool de grãos. Em terras brasileiras, há as duas variações. Contudo, dentro do Distrito Federal, há novas marcas surgindo (e apostando no dry).

Isso mesmo: Brasília tem gim! Um deles é o Méric Gin, feito pelos sócios João Pires, Lucas Tobias e Paulo Bandeira. “O gim é um sonho antigo. A intenção era trazer uma bebida produzida no Brasil com o espírito tropical e uma receita própria em uma alquimia que alia a cultura, a noite e a arte”, contou Lucas Tobias.

3 imagens
Méric vem da abreviação de mexerica e também faz referência à América
Paulo Bandeira, Joao Pires e Lucas Tobias
1 de 3

Para o lançamento, a marca preparou um final de semana de Festival de Gin na Casa Mimo Bar (205 Norte) neste mês de julho

Divulgação/ Julia Bandeira
2 de 3

Méric vem da abreviação de mexerica e também faz referência à América

Divulgação/ Julia Bandeira
3 de 3

Paulo Bandeira, Joao Pires e Lucas Tobias

Divulgação/ Renato Mori

Na fórmula da bebida há o padrão do London Dry com o toque brasileiro da mexerica. A receita desenvolvida por Lucas Tobias e Paulo Bandeira surgiu a partir de uma imersão de cinco meses em um laboratório em Brasília. O Méric ganhou 10 botânicos em sua formulação com a mexerica como regente. Ele harmoniza os tons cítrico e adocicado com o limão siciliano e a canela.

Protagonismo feminino

O Trevo Raro também é fruto da capital. Feito pelas amigas Flávia Amorim, natural de Minas Gerais, Jeane Resende e Thaís Freitas, que são paulistas, mas adotaram Brasília como cidade do coração, ele foi lançado em novembro de 2021 e tem fórmula à base de cana-de-açúcar.

“Não queríamos só mais um gim no mercado, pois estavam sendo lançados muitos no Brasil. Então, contratamos uma bioquímica, que nos contou que estavam sendo feitos testes à base de destilado de cana-de-açúcar. Foram mais de 30 fórmulas até chegar ao ideal”, conta Jeane.

5 imagens
Ele pode ser base para uma série de drinques
E permite drinques leves, com a presença do gim no paladar
As sócias Thais Freitas, Jeane Resende e Flavia Amorim
Gim Trevo Raro
1 de 5

O Trevo Raro é feito à base de cana-de-açúcar

Foto: Divulgação
2 de 5

Ele pode ser base para uma série de drinques

Foto: Divulgação
3 de 5

E permite drinques leves, com a presença do gim no paladar

Foto: Divulgação
4 de 5

As sócias Thais Freitas, Jeane Resende e Flavia Amorim

Divulgação
5 de 5

Gim Trevo Raro

Foto: Divulgação

Quanto à escolha do nome do produto, Jeane buscou inspiração em um movimento nas redes sociais que ajuda pequenos empreendedores e ao qual ela carinhosamente chamava os integrantes de trevos raros. “Nossa marca é um trevo de quatro folhas preto se esfarelando. Isso porque o trevo de quatro folhas verde remete muito à sorte, e, no nosso caso, é um trevo raro de ser encontrado, mas tem muito mais a ver com atitude, não com sorte”, explica a empresária sobre a logo da bebida criada.

No início de julho, a marca foi premiada no Spirits Selection, que é um dos mais prestigiados concursos internacionais de destilados. O objetivo do evento é selecionar bebidas de qualidade e o Trevo ganhou a medalha de prata na edição.

Da amizade à destilaria

Comandado pelos amigos Marcelo Stabile, Carlos Henrique Leite, Gustavo Caldas e Marcelo Mazzola, o Nola surgiu após o quarteto — que costumava se reunir no Lago Norte para comer, beber e conversar — decidiu se aventurar e desvendar os segredos da destilação.

“Compramos um alambique e iniciamos uma série de estudos. O que havia começado de forma experimental foi aos poucos se aperfeiçoando e chegamos a uma receita de gim que agradou a todos”, conta a biografia exposta no site da marca.

4 imagens
Ele conta com notas cítricas
O gim também é totalmente brasiliense
Gim Nola
1 de 4

O Nola foi feito por quatro amigos

Reprodução
2 de 4

Ele conta com notas cítricas

Reprodução
3 de 4

O gim também é totalmente brasiliense

Reprodução
4 de 4

Gim Nola

Reprodução

No paladar, a bebida tipo London Dry conta com sabores cítricos e de especiarias (laranja, limão siciliano e canela), notas picantes de aroeira e finalização persistente e fresca. Para o futuro, os sócios entrega que este é apenas o primeiro rótulo da marca, que promete formular outros gins e outros destilados.

Do Brasil para fora

Outro representante das terras candangas é o Brazout. O nome surgiu da junção das expressões “Brazil” e “out” e a tradução remete ao propósito da marca de levar o produto para ser conhecido fora do país.

O destilado conta com dois rótulos, o London Dry, feito com 14 especiarias; e o Old Tom, que leva 11 ingredientes e tem um tom avermelhado. As receitas foram desenvolvidas pelos sócios Felipe Bayma e Fábio Porcidonio, que se uniram no início de 2022 para fundar a empreitada.

3 imagens
E tem a premissa de levar o rótulo para fora do país
Brazout Gin
1 de 3

O Brazout também é uma marca de Brasília

Reprodução/ Instagram
2 de 3

E tem a premissa de levar o rótulo para fora do país

Reprodução/ Instagram
3 de 3

Brazout Gin

Reprodução/ Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?