Drinques que misturam gelo com espumante fazem sucesso em 2017
A ideia foi lançada na temporada de calor europeia para ser consumida em piqueniques, festas, rofftops, brunchs ou sunsets
atualizado
Compartilhar notícia
Crime para muitos, delícia para outros. Assim é visto o “piscine”, drinque que mistura champanhe ou espumante com muitas pedras de gelo em uma taça larga. Experiência apresentada pela Moet Chandon, a proposta de beber o prosecco, cava ou vinho frisante com muito gelo vem acompanhada da possibilidade de criar drinks com as bebidas.
Ao misturar poucos elementos, como uma ou duas frutas, ervas ou até alimentos leves, como o pepino, se tem acesso à uma bebida aromática, refrescante e cheia de borbulhas. A cara do verão!
A Veuve Clicquot criou o Clicquot Rich Rosé; a Chandon lançou o Chandon Passion on Ice; a cava espanhola Freixenet assinou a Freixenet Ice e o vinho rosé Piscine desembarcou no Brasil em 2014.
Feitos para consumo com gelo
“Não é um pecado como muitos pensam”, afirma o sommelier Guto Jabour. Segundo ele, trata-se sim de um tabu porque muita gente acha que o gelo vai “aguar” ou estragar o champanhe ou o espumante, mas não é bem assim.
“Os vinhos demi sec (meio seco) criados para serem servidos com gelo são pensados especificamente para esse uso, logo têm fórmulas mais doces que são beneficiadas com a diluição. Ao contrário do que muita gente acredita, o álcool não se perde, nem o gosto se dilui”, desmitifica.
Entre as dicas do especialista, estão: a preferência para uso da taça bordeaux ou taça borgonha, ambas mais largas. “São as mais indicadas porque vão ajudar na concentração de aroma dos vinhos”, ensina Guto. E o número mágico de cubos de gelo para adicionar?” Vale a pena pensar que para cada 200ml, quatro a cinco pedras são o suficiente”.
Confira as peculiaridades de cada versão on ice encontrada no mercado nacional:
Clicquot Rich Rosé
A versão rosé chega ao mercado brasileiro um ano após o lançamento do Clicquot Rich Blanc. Pensado para ser consumido com gelo, o vinho tem uma “dose” mais elevada de doçura (60g de açúcar por litro) e sabor.
O chef de Cave da Veuve Clicquot, Dominique Demarville, explica, “Açúcar no champanhe é como especiarias em uma receita — se usadas corretamente, elas podem trazer à tona aromas específicos e brincar com os sabores”.
Com uma assemblage formada por 45% de uvas Pinot Noir, 40% Meunier e 15% Chardonnay, o Clicquot Rich Rosé combina bem com frutas (abacaxi e limão), com gengibre (opção refrescante) e infusões (a possibilidade mais suave).
Chandon Passion
A Chandon Passion é ideal para ser consumida com gelo. O espumante transforma-se facilmente num drink rápido de preparar: o Chandon Passion on Ice. Basta colocar dois cubos de gelo em uma taça de boca larga e pronto. O pack Chandon Passion on Ice, que vem com 1 garrafa de Chandon Passion + 2 taças acrílicas está à venda nas principais delicatessens, empórios e supermercados do Brasil com preço médio: R$ 113.
Moet Chandon Ice Imperial
A champanhe que lançou a tendência no mercado foi apresentada ao mundo no final de 2010. Idealizada para agradar o público apaixonado por champanhe que vive em países de clima quente durante todo o ano (olha o Brasil aí), a Ice Imperial reúne uvas pinot noir, pinot meunier e chardonnay. Hit instantâneo em points como Ibiza, St Tropez e Miami, o produto é indicado para ser servido em taças largas, com muitas pedras de gelo, frutas vermelhas, hortelã e especiarias como o alcaçuz e manjericão.
Rosé Piscine
Lançado no Brasil em 2014, o vinho é produzido no sul da França, na região conhecida como Provence. “É a vedete do verão europeu há algumas temporadas”, conta Guto Jabour. O líquido de baixa acidez tem coloração rose salmão pálido, com reflexos azulados. No paladar apresenta notas de limão e morango. Perfeito para harmonizar com pratos a base de frutos do mar e peixes.
Freixenet Ice
A versão on ice da cava espanhola tem valor mais acessível que a champanhe Moet Chandon Ice Imperial e segue exatamente a mesma linha. Chegou ao mercado brasileiro há cerca de um ano e já caiu no gosto do brasiliense.
A pedido do Metrópoles, Guto Jabour ensina duas receitas com gelo e espumante/vinho piscine. Confira:
Aprenda a receita do Cello Spritz:
Aprenda a receita do drink Red Carpet Rose Piscine: