Drinques com flores são tendência nos bares descolados de Brasília
A primavera ainda nem chegou e estabelecimentos da cidade usam flores comestíveis para ornamentar suas bebidas
atualizado
Compartilhar notícia
Flores comestíveis adicionam um belíssimo toque de charme e elegância a pratos salgados e sobremesas. Essa tradicional técnica, agora, começa a adentrar o mundo da coquetelaria: drinques ganham a fina e elegante decoração.
A tendência mundial chegou em Brasília. Casas da capital passaram a florir os drinques, tornando as bebidas uma mistura interessante de cores e decoração. O Metrópoles separou alguns estabelecimentos que embarcaram nessa moda.
“Tem muito visual, mas o pessoal precisa aprender a provar tudo que vai no copo. Nos nossos drinques, tudo é comestível. As flores também funcionam para fazer preparos. No último world class, usei calêndula em um bitter”, comenta Gustavo Guedes, mixologista de diversas casa da cidade. O toque floral do especialista aparece na carta de bebidas do Contê.
Entre as espécies mais utilizadas na decoração e harmonização de bebidas, estão hibisco, capuchinha, lavanda e rosas. Além de comestíveis, esses tipos apresentam notas ricas em sabores e aromas memoráveis – a flor de açafrão, por exemplo, tem ganhado espaço por causa do caráter refrescante.
“No Contê, usamos bastante capuchinha. Ela tem um sabor picante e, obviamente, floral. Vai superbem com os drinques à base de gim, espumante ou qualquer outro destilado neutro de notas cítricas”, orienta Guedes. No cardápio da casa, também aparecem o hibisco e a água de flor de laranjeira.
Conceito mundial
O uso de flores nos drinques virou, de fato, uma tendência global. Prova disso é a presença marcante do ingrediente nas bebidas produzidas em Nova York. Bares da “capital do mundo”, como o Slowly Shirley e o Leyenda, adotaram a prática.
No eixo Rio–São Paulo, a prática também se popularizou. No cardápio do carioca Astor – referência mundial em coquetelaria –, o preparo floral está presente no Mint Julep (R$ 23). A receita leva infusão de flores de camomila e hibisco, Jack Daniel’s, hortelã e mel com raspas de laranja.
Na Índia e no mundo árabe, por exemplo, há a cultura do xarope ou água de rosas, destilado extraído das pétalas de rosas. A bebida é utilizada na criação de receitas ou pode ser servida pura.
Confira o endereço das casas citadas na matéria:
Buddy Bar
413 Sul, Bloco A. Telefone: (61) 3342-2232. De terça a quinta-feira, das 17h às 4h; de sexta a domingo, das 12h às 4h
Contê – Foods and Drinks
403 Sul, Bloco D, Loja 10. Telefone: (61) 3554-9474. De segunda a quarta-feira, das 12h às 15h e das 19h à 0h; quinta, das 12h às 15h e das 19h à 1h; sexta e sábado, das 12h à 1h; domingo, das 12h às 17h
Blend Boucherie
CLN 412, Bloco B. Telefone: (61) 3544-7444. De segunda a domingo, das 11h30 às 15h e das 18h à 0h
Bla’s
406 Norte. Telefone: (61) 3879-3430. De terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h; domingo, das 12h às 16h