Descubra como preparar um café mais forte
Uma das bebidas mais apreciadas do mundo, o líquido quente pode te ajudar a despertar pela manhã ou a dar o gás em uma tarde sonolenta
atualizado
Compartilhar notícia
Casas especializadas em café invadiram as ruas da capital com as mais diferentes formas de extração, cada uma conferindo características diferentes à bebida. Os sabores e a concentração por dose se diferenciam bastante. Para saborear e aproveitar ao máximo a energia fornecida pela cafeína, preparamos as melhores opções para dar um gás – seja na tarde sonolenta ou antes da academia. Lembrando que não é recomendado consumir mais de 300 miligramas por dia.
Café coado
Prensa francesa
Neste método, deixa-se o café em infusão por 4 minutos na água quente. Em seguida, aperta-se o êmbolo da prensa para separar o pó do líquido. A xícara contém de 80 a 100 miligramas de cafeína. Este preparo está entre os que conferem maior teor da substância.
Espresso
Ao contrário do senso comum, o café espresso é um dos métodos com menor concentração de cafeína. Isso ocorre porque o contato da água com o pó é muito rápido, permitindo que os sabores sejam extraídos com maior intensidade. Apesar do forte sabor, o resultado não chega a 30mg de cafeína, pois o componente é hidrossolúvel.
Café turco
Uma xícara pode chegar a uma dose diária de cafeína (300mg). A alta concentração não se deve apenas ao método em si, mas também aos grãos utilizados – geralmente, menos torrados.
Café instantâneo
Uma xícara de café instantâneo, seguindo as recomendações dos fabricantes, contém cerca de 70mg de cafeína, uma alta concentração, considerando que somente 2 gramas do produto são utilizados.