Consumo moderado de bebida faz bem à saúde, diz estudo
Enriqueça a sua conversa de bar mostrando que entende da “gelada” com dicas de um zitólogo
atualizado
Compartilhar notícia
Beber cerveja é um hábito dos brasileiros: estamos entre as 20 nações que mais consomem a bebida no mundo. Valdir Tressino, proprietário da Valbier Brewshop, em São Paulo, enumera seis curiosidades sobre essa paixão nacional.
Há registros de bebidas fermantadas datados de 7.000 a.C. na China e resíduos de cervejas de 3.500 a.C. em jarros de cerâmica onde hoje é o Irã.
2. Faz bem à saúde
De acordo com uma pesquisa publicada na Scientific American, o consumo de até 25ml de álcool por dia é benéfico à saúde. Controla o colesterol ruim, auxilia na circulação sanguínea e, obviamente, reduz o estresse.
3. Com colarinho, por favor!
A espuma auxilia a manter a temperatura da bebida e as suas características na degustação. A ausência do “colarinho” pode indicar algo errado com a cerveja ou até mesmo contaminação do copo.
4. O bronzeado das garrafas é bom
A coloração marrom dos vasilhames tem seu propósito: protege o conteúdo contra os raios ultravioletas, preservando as características da bebida.
4. Copo faz diferença
Dependendo do tipo de cerveja, uma taça diferente é necessária para a percepção dos aromas. O copo errado pode comprometer a experiência.
5. “Zitolo” o que?
“Mestre Cervejeiro” é quem produz. O estudioso da bebida é o zitólogo, e a ciência, zitologia.