metropoles.com

Conservação de vinhos. Confira as dicas do sommelier Guilherme Grando

É preciso ter uma adega em casa? Por que manter o vinho deitado? Estas e outras dúvidas são esclarecidas pelo profissional catarinense

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Vinhos
1 de 1 Vinhos - Foto: Reprodução

Antes restritos a iniciados, hoje os vinhos alcançaram grande popularidade. No entanto, muitos dos que o consomem mantêm muitas dúvidas sobre a bebida. Algumas delas se referem às formas de conservação.

Expert no assunto, o sommelier Guilherme Grando, diretor comercial da viníciola catarinense Villaggio Grando, localizada na cidade de Água Doce, em Santa Catarina, ajuda a esclarecer as interrogações mais frequentes sobre o tema.

Para guardar vinhos, é preciso ter uma adega em casa?
Uma adega é a condição ideal de umidade e calor para armazenar vinhos. Mas, se você não tiver uma, não se preocupe. Procure um local fresco e sem luz do sol. Lembre-se que a principal condição é não ter variações grandes de temperatura, como é o caso da cozinha, por exemplo.

Dizem que o vinho deve ficar sempre deitado. O espumante também? Por quê?
Ambos devem ficar deitados. A rolha precisa estar sempre em contato com o líquido para que não fique ressecada. Assim, evita a entrada de ar, a oxidação do produto e até mesmo o vazamento da bebida.

Espumantes melhoram ao envelhecer, como o vinho?
Depende do processo no qual foi produzido. A maioria dos espumantes é feito para consumo rápido. No entanto, alguns são feitos pelo método “champenoise”, podendo evoluir e melhorar muito ao longo dos anos. É sempre bom ler os rótulos.

Depois de aberto, quando tempo o vinho dura na geladeira?
Minha dica é não armazenar a bebida na geladeira, com exceção dos vinhos brancos. Ao gelar o vinho, você está modificando a sensação dos taninos e a acidez da bebida, por exemplo. Para os tintos, isso é bem prejudicial no paladar. A ideia é manter o vinho na adega ou em locais frescos e sem a luz do sol.

ReproduçãoAquela bombinha para tirar o ar do vinho, depois de aberto, realmente funciona?
Sim. É uma excelente opção para quem gosta de tomar vinho todos os dias, mas que não toma a garrafa inteira. A bombinha tira o oxigênio da garrafa quase que por completo, evitando o processo de oxidação e mantendo o vinho bom pelo período de dois a três dias. É claro que a cada dia que passa a qualidade da bebida se perde, mas a bombinha ainda é a opção mais viável e barata para quem quer guardar a garrafa aberta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?