Café com couve-flor é a nova tendência para lattes na Austrália
O pó da hortaliça é adicionado ao café antes do leite e – teoricamente – melhora os atributos do tradicional drinque de barista
atualizado
Compartilhar notícia
Uma nova mistura cafeinada criada em Melbourne, na Austrália, causou curiosidade (e alguma revolta) nos coffee lovers ao redor do mundo: o cauliflower latte leva 7 gramas de pó de couve-flor antes da adição do leite. A ideia é aumentar o consumo de vegetais entre os habitantes do país continental, mas a diferença no sabor pode ser atrativa para a clientela das cafeterias.
Segundo jornais do país da Oceania, o pó de couve-flor confere maior cremosidade e alivia o amargor da bebida, tradicionalmente preparada com uma parte de café (espresso ou coado), uma parte de leite e meia parte de leite vaporizado.
A ideia do drinque surgiu, segundo o fazendeiro e distribuidor australiano John Said, depois do burburinho causado em 2018 pelo broccoli coffee: para evitar desperdício e estimular maior consumo de vegetais pelos australianos, a sugestão foi salpicar o espresso com o pó de brócolis antes da adição do leite vaporizado no cappuccino, por exemplo.
“O broccoli latte foi uma ótima novidade para mostrar que é possível [consumir mais vegetais]. Na minha opinião, [o cauliflower latte] é mais cremoso, tira o amargo do café, mas também te lembra que você está consumindo couve-flor, um vegetal”, afirmou Said ao portal australiano ABC Rural.