Brinde a elas! Surpreenda sua mãe com vinhos rosés por até R$ 120
O Metrópoles elencou 10 opções para celebrar o Dia das Mães
atualizado
Compartilhar notícia
Carlos Drummond de Andrade diz no livro Lição de Coisas que “mãe, na sua graça, é eternidade”. O poema do autor brasileiro ressalta a pluralidade das matriarcas, que se desdobram em três, quatro e até cinco para conseguir fazer tudo para os filhos durante toda a vida. Afinal, mãe é para sempre.
E, claro, em uma das datas mais importantes do ano, elas merecem muito. Presentes, mimos, abraços e vários brindes pela vida daquelas que fazem “das tripas, coração” pela prole. Para o “tim-tim” ser perfeito, o Metrópoles conversou com a sommelière Rosely Zambaldi, diretora da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). “Durante o último ano, as pessoas beberam muito mais vinho do que o esperado. Principalmente os rosés”, destaca ela.
Segundo dados da plataforma Search, da LogComex, empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a cadeia de comércio exterior, o consumo de vinhos apresentou números expressivos no período de pandemia. Para se ter uma ideia, o consumo médio foi de 1,8 litros em 2019, para 2,37 litros em 2020. Destes, estimasse que cerca de 38% tenha sido apenas de rosés.
Pensando nisso, Rosely elencou 10 opções de vinhos rosés por até R$ 120 para tornar esse Dia das Mães ainda mais especial. Confira:
Frisante Pedro Teixeira Rosé
“Ele é um rosé elaborado com a potente Baga, uma uva típica de Portugal que dá origem a vinhos estruturados e marcantes. No caso desse exemplar, uma ligeira efervescência dá ao paladar uma delicada crocância”, frisa. Vai bem com carnes brancas grelhadas, guisados, peixes assados e mariscos.
Espumante 1913 Sparkling Brut Rosé
A bebida é produzida em Bento Gonçalves por dois grandes nomes no mundo do vinho, Aurora e Adolfo Lona. Eles vinificaram a uvas Pinot Noir e Riesling pelo método Charmat, que utiliza grandes tanques de aço inox com temperatura controlada para a segunda fermentação.
“O resultado é um espumante fresco e equilibrado, com um ótimo corpo e notas bem marcadas de morangos e cerejas frescas”. Pratos a base de marisco são uma boa opção para esse rótulo. Mas ele também funciona bem com receitas feitas com dendê.
Toscanini Classic Blush 2019
Segundo Rosely , o rótulo é uma aposta certeira para a data. “Ele é fruto de uma curta maceração de poucas horas, com uvas prensadas suavemente. O resultado é um vinho com uma leve matiz rosada. Apresenta um aroma muito frutado, fresco e com notas florais. Na boca, também é fresco e agradável, com um bom equilíbrio entre dosagem alcoólica e acidez, que o fazem muito persistente”, complementa. Harmoniza com entradas frescas como ceviche, queijos brancos e saladas de legumes.
Lote 1808 Rosé
O Lote 1808 Rosé é um vinho português com notas de romã, melão e mirtilo. Na boca é vibrante, com corpo delicado e sabores refrescantes. “Harmoniza bem com carnes grelhadas, pizza e até com um piquenique no fim de tarde”.
Dark Horse Rosé
Para as mães mais moderninhas, vale apostar no Dark Horse Rosé. “Ele é um vinho californiano apresentado em lata e pode acompanhar bolinhos de bacalhau, quiche de palmito, salada de folhas verdes com morangos e wrap vegetariano”, afirma Rosely.
Petirrojo Rose Reserva Bisquertt
Elaborado a partir de vinhas com idade média de 60 anos, este rosado revela notas de frutas vermelhas frescas e toques herbáceos. “Fresco na boca, este equilibrado vinho rosé elaborado em tanques de aço inox possui taninos finos e final de boca sutil”, destaca. Vai bem com tartar de salmão, preparações à base de frutos do mar, como mariscos e camarões; carnes brancas, como aves e pescados; além de queijos, como o Camembert.
Veroni
Composto por um blend das uvas Syrah, Merlot, e um toque de Sauvignon Blanc, é um rosé aromático, refrescante, leve e ideal para beber bem gelado ou com algumas pedras de gelo. Ele harmoniza bem com carnes brancas, saladas e petiscos. “Perfeito para brindar o Dia das Mães”, diz a sommelière.
Monsaraz Rosé
O Monsaraz Rosé, de aromas de frutas vermelhas, como framboesa, é um rótulo português que também vale o investimento. De acordo com a expert, ele harmoniza bem com saladas, mariscos e sushi.
Cantarutti Rosé
Produzido pela Azienda Agricola Cantarutti, localizada no Friuli, região nordeste da Itália, ele é 100% elaborado com a uva Merlot. O rótulo é inspirado nos rosés da Provence, com notas florais e cítricas em destaque. “Uma ótima combinação para peixes, frutos do mar, queijos macios e até mesmo pizza”, comenta a profissional.
La Borie Côtes de Provence
Outra boa aposta é o La Borie Côtes de Provence, feito na região da Provence, na França, e produzido pela vinícola Jean Bouchard. É de uma coloração rosa brilhante e entre seus aromas é possível perceber notas de frutas vermelhas frescas, como cereja e framboesa. “Esse rótulo é perfeito para acompanhar frutos do mar, como camarões grelhados com ervas, saladas e aperitivos. Ou até carne de cordeiro grelhada ao molho de hortelã”, finaliza.