Brindando com estilo: confira cinco ótimos espumantes por menos de R$ 50
O Metrópoles conversou com Francisco Chaves, sommelier do restaurante Tejo, e selecionou os melhores rótulos para o Ano-Novo
atualizado
Compartilhar notícia
É difícil encontrar uma alternativa mais apropriada para o Ano-Novo do que o espumante. A bebida borbulhante é ideal para brindar pelo ano que passou, ou degustar na esperança de que 2021 seja melhor.
Apesar dos acontecimentos tristes dos últimos meses, o Réveillon é uma festa de passagem importante e que pede um rótulo especial. Pensando nisso, o Metrópoles conversou com Francisco Chaves, sommelier do restaurante Tejo, e indica cinco bons rótulos por menos de R$ 50.
Confira:
Espumante Casa Perini Ice
Uma nova tendência ganha força: a de degustar espumantes adocicados com algumas pedras de gelo. “Esse rótulo carrega as características amplificadas para que não sofra com a diluição ao derreter das pedras de gelo. Como tem um nível de doçura maior, é mais aromático. Com gelo, a ideia é que tudo fique equilibrado”, conta o profissional.
O Casa Perini ICE tem agradáveis aromas florais de lírios e aromas frutados, como carambola, lichia e nêspera. “Destaca-se pelo elegante dulçor jovem, combinando cremosidade com um intenso volume de boca. Apresenta retrogosto refrescante em harmonia com seu perfil doce e final persistente”, comenta.
Casa Valduga Arte Brut
“Elaborado pelo método tradicional, com segunda fermentação na própria garrafa, tem 60% de chardonnay e 40% de pinot noir. Essa opção é maturada em caves subterrâneas e em temperaturas mais baixas, passando um período de 12 meses de autólise em cava. Isso traz um resultado fantástico, com pelagem mais fina e duradoura”, explica o expert.
Espumante 1913 Sparkling Brut Rose
O Espumante 1913 Sparkling Rosé Brut é elaborado na vinícola Aurora em parceria com o enólogo Adolfo Lona. É feito com pinot noit e riesling por meio do método charmat. “O resultado é um vinho extremamente fresco, com bastante vivacidade e acidez na medida certa. Bom para acompanhar frutos do mar ou simplesmente brindar a vida”, frisa Chaves.
Salton Espumante Prosecco
“Feito 100% com uvas de variedade prosecco selecionadas nos vinhedos, passa por duas fermentações. Com temperatura controlada, a primeira serve à elaboração do vinho. A segunda, para formação natural do gás carbônico nas autoclaves. Seus aromas são frutados, expressando notas de maçã, pera e cítricos, além de algumas nuances florais. Na boca, é leve e refrescante, com uma acidez bem integrada”, destaca o sommelier.
Espumante Casa Perini Moscatel
Eleito o 5º melhor vinho do mundo no concurso WAWWJ 2017, é produzido na região da Serra Gaúcha pela Vinícola Casa Perini. “Possui uma coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, aromas florais e frutas cítricas e paladar macio. Harmoniza muito bem com sobremesas e é uma excelente opção para que está iniciando no mundo dos vinhos, e não aprecia espumantes mais secos, como os do estilo brut”, finaliza.