metropoles.com

Brasília ganhará primeira vinícola com rótulos 100% produzidos na capital

A Vinícola Brasília contará com dez produtores e sonha em fazer do Distrito Federal uma parada na rota do enoturismo nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fachada Vinícola Brasília
1 de 1 Fachada Vinícola Brasília - Foto: Divulgação

Quando o assunto é vinho brasileiro, a primeira região que vem a mente é o Sul. Por lá, os estados são recheados de vinícolas e conhecidos por produzir a grande maioria dos rótulos brasileiros. Infelizmente, a capital brasiliense nunca foi uma referência no assunto… até agora. Está em construção um projeto inédito na região: a Vinícola Brasília.

A iniciativa surgiu a partir de uma parceria entre dez agricultores que produzem no Projeto de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF). “Nós somos famílias com aptidão agrícola, que já tinham fazendas e uma vontade imensa de fazer bos vinhos. Com esse pensamento, decidimos unir forças e reduzir custos para levar ao cliente do Distrito Federal um rótulo de qualidade”, explica o produtor e vitivinicultor Ronaldo Triacca.

Prevista para ser inaugurada em maio de 2021, a operação promete produzir vinhos finos e de qualidade na capital. “A expectativa é de 200 mil litros por ano com, no mínimo, dez rótulos. Cada propriedade está preparando um rótulo próprio para ser disponibilizado para a população”, contou em entrevista ao Metrópoles.

Segundo ele, além dos rótulos de cada família, a vinícola terá produtos comuns ao grupo, feitos com uvas das dez propriedades. “Teremos a marca Vinícola Brasília, que provavelmente será um blend especial de uvas”, entrega Triacca. “Queremos apresentar as maravilhas que nossos terroirs do Cerrado podem oferecer e colocar o DF e o Goiás na rota do vinho do Brasil”, completa o produtor e sócio do empreendimento.

Projeto Vinícola Brasília
O local terá um wine bar e espaço para eventos
Vinho em terras brasilienses

Questionado sobre as condições de terra e bioma para a plantação e cultivo de uvas próprias para vinhos, Triacca explicou que em todos os vinhedos serão utilizados a técnica de dupla poda. “Esse é um sistema de produção que inverte o ciclo da videira. Dessa forma, a colheita ocorre nas épocas secas, proporcionando maior sanidade às plantas e colheitas em ótimos estágios de maturação, o que favorece uma maior concentração dos compostos fenólicos”, complementa.

Em toda a Vinícola, a principal casta é a Syrah, que se deu muito bem nas condições climáticas do Cerrado. “Outras castas fazem parte do nosso projeto, como: Cabernet Franc, Marselan, Malbec, Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Vermentino e Petit Verdot.”

As empresas

Ronaldo indica que a Vinícola é uma sociedade colaborativa. “Antes de virarmos sócios já éramos amigos e amantes do vinho”, garante. A nova empresa é formada pela Miro Vinhos e Vinhedos Ltda, a Ercoara – Cordeiro e Vinho, a Hartos – Vitivinicultura, a Vinícola Marchese, a Oma Sena Vinhos e Vinhedos, a Horus Vinhos e Vinhedos do Planalto, a Casa Vitor, a Toscana do Cerrado, a Vista Da Mata, e a Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos.

Enoturismo candango

Com o projeto arquitetônico desenhado por arquitetos locais, a vinícola pretende encantar os apaixonados por vinhos, turistas e leigos. “Queremos fazer da parte leste do DF uma rota do vinho. As propriedades estão se preparando para receber pessoas, fazer passeios harmonizados e eventos que valorizem a cultura do vinho local”, planeja o vinicultor. Dentro da vinícola também haverá um wine bar com os rótulos da capital e um espaço para eventos.

Primeiro vinho produzido na capital

Antes mesmo da Vinícola começar a funcionar, os frutos da operação já começaram a aparecer. Neste mês, o primeiro vinho produzido inteiramente em Brasília foi lançado: o Seu Claudino. O rótulo é um Syrah e foi uma homenagem de Ronaldo ao pai, um dos agricultores pioneiros que vieram do Sul para cultivar terras do cerrado no Projeto de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).

O evento oficial de lançamento será na Villa Triacca Eco Pousada e Vinho em meados de agosto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?