metropoles.com

Barista Juliana Félix faz vaquinha para disputar mundial de café

Primeira mulher a vencer o Campeonato Brasileiro de Aeropress, a goiana de Nova Crixás (GO) vai representar o país no torneio internacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Juliana Félix
1 de 1 Juliana Félix - Foto: Divulgação

A mais nova campeã de aeropress do Brasil mora em uma cidade que não tem cafeterias voltadas para o café especial: Juliana Félix saiu de Nova Crixás (GO) para tentar a sorte no Campeonato Brasileiro da modalidade, que aconteceu de 5 a 8 de setembro em Blumenau (SC). A jovem de 26 anos passou por uma odisseia até chegar ao topo e se tornar, não só a única mulher a vencer o torneio, mas também a primeira campeã de um estado fora das regiões Sul e Sudeste.

Divulgação
Juliana em apresentação no Campeonato Brasileiro de Aeropress

Para chegar à cidade catarinense, a moça trilhou um longo caminho: no final de 2016, abandonou o trabalho com tecnologia de informação e no ano seguinte começou um mochilão pelos principais polos consumidores de café especial no Brasil – à época, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Durante sua passagem pela capital mineira, soube do campeonato, que aconteceu em Espera Feliz, no sítio Santa Rita, e foi assistir ao torneio.

Depois de uma tentativa frustrada de entrar para o Campeonato de 2018, Juliana conseguiu uma das 27 vagas para a disputa de 2019. As inscrições, feitas on-line, esgotaram-se em 12 segundos.

Sem dinheiro para chegar a Blumenau, ela começou um financiamento coletivo na internet, mas não recebeu uma doação sequer. A goiana foi para o Plano B e passou a vender brigadeiros de café especial em sua cidade. Em uma semana batendo perna pelas ruas de Nova Crixás, ela conseguiu dinheiro para passagens e despesas básicas. Rumou a São Paulo para treinar com o amigo Rafael Bosco, que entrou para o Campeonato como técnico dela.

Divulgação
Juliana comemora ao descobrir que é a atual campeã nacional de aeropress

Questionada se imaginava atingir o pódio, Juliana não tem falsa modéstia. “Eu não ia fazer esse esforço todo para chegar e brincar. Acreditei muito, sei que se não tivesse arrumado essa grana, teria pedido carona na estrada. Por acreditar demais, visualizei minha capacidade de chegar em primeiro”, comenta a jovem, que não disfarça a emoção ao lembrar do momento em que sua vitória foi anunciada no microfone. “Foi um arrepio. Passou toda a cena na minha cabeça, eu vendendo brigadeiro, andando no sol quente. Todo o esforço que fiz até agora valeu a pena”, comemora.

O Campeonato de Aeropress é mais novo e menos formal que as outras competições de baristas pelo mundo. O candidato não precisa falar durante a apresentação, e a disputa acontece em formato de torneio: de cada chave com três competidores, o melhor café avança para a etapa seguinte até a final, que define o pódio. Depois das copas nacionais da modalidade, acontece o mundial, que recebe os vencedores de cada país para disputar a vaga de melhor do mundo. Juliana Félix é a quinta campeã de aeropress brasileira.

Londres

Com a aeropress dourada nas mãos, o próximo passo é treinar para representar o país no Campeonato Mundial, que acontece em novembro na capital inglesa. Na equipe de técnicos de Juliana, está ninguém menos que Eystein Veflingstad, o mestre de torra, que organiza o torneio no Brasil. Para a próxima etapa, a expectativa não é nem o pódio. “Eu quero o primeiro lugar. É muito sangue no olho. E café no sangue”, comenta.

Quero passar alguns dias na Europa, ir a cafeterias, fazer um networking, um intercâmbio mesmo. Me sinto honrada em sair do país pela primeira vez para representar a cena do café brasileiro. Eu nem sei se dá para descrever essa sensação

Juliana Félix, campeã brasileira de aeropress

A organização do mundial dá ao competidor as passagens e três dias de hospedagem, mas Juliana quer aproveitar a primeira viagem internacional para buscar conhecimento e contatos em cidades europeias com cenas efervescentes de café especial, como Barcelona e Berlim. Para isso, vai organizar outra vaquinha para custear esse novo mochilão. Quem quiser contribuir pode depositar diretamente na conta:

NuBank
Agência 001
Conta 9492583-1
Filipe Barsan Suzin
CPF: 026.830.221-90

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?