metropoles.com

Artigo: champagne ou prosecco, qual a diferença entre os dois?

Franceses e italianos competem em mais uma área da gastronomia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Brasília (DF), 27/09/2016PradaLocal: Shopping IguatemiFoto: Giovanna Bembom/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 27/09/2016PradaLocal: Shopping IguatemiFoto: Giovanna Bembom/Metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Os espumantes são a bebida principal para os brindes da virada e, dentre eles, os mais famosos certamente são o champagne e o prosecco, de origens francesa e italiana, respectivamente.

 

Em média, os proseccos são cerca de 30% mais baratos que os champagnes, mas a qualidade e o paladar de ambos são bastante apreciados e não há consenso sobre qual é de melhor qualidade. Vamos diferenciá-los em aspectos mais objetivos. Os dois possuem Denominação de Origem Controlada (DOC). Em outras palavras, significa que só podem carregar esse nome caso repeitem padrões como local e métodos de produção.

O local é o primeiro. O prosecco carrega essa alcunha quando é produzido nas colinas de Treviso, em uma região chamada de Conegliano Valdobbiadene, já o champagne deve ser produzido na região homônima localizada no Nordeste da França. Vale lembrar que cada terroir confere características únicas às cepas de uvas utilizadas na fabricação.

O espumante italiano é produzido unicamente com glera, uva típica da região, já seu parente francês possui três variedades com proporções não fixadas: pinot noir, pinot meunier e chardonnay.

O método de produção é onde eles mais se diferem, o prosecco passa pelo método charmat: o mosto da uva é mantido em barricas pressurizadas por até seis meses e depois é envasado, para consumo imediato.

O champagne é feito de acordo com a técnica champenoise: é envasado primeiro, com uma mistura de vinho e açúcar, e envelhecido em garrafas posicionadas horizontalmente, por 18 a 30 meses; depois, os recipientes são rotacionados diariamente por até dois meses, até chegar quase à vertical. Isso garante que os sedimentos se depositem no gargalo, permitindo sua retirada.

Outro espumante que merece menção é a cava, de origem espanhola, essa bebida surgiu como uma cópia do seu primo francês, possuindo mesmo método de produção, porém, usando terreno e cepas locais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?