Água mineral tirada das geleiras do Ártico custa até 94 euros a garrafa
O comércio tem causado polêmica, mas a garrafinha está à venda nas famosas lojas Harrods, em Londres
atualizado
Compartilhar notícia
Svalbaroi Polar Iceberg Water é o nome de uma nova marca de água mineral que tem matado a sede dos endinheirados clientes das lojas Harrods, em Londres, A garrafa de 750ml custa até 94 euros, mas o preço cai na compra on-line para 69,95 euros mais custo de envio.
O preço justifica-se pelo fato da Svalbaroi ser retirada dos icebergues do oceano Árctico, no território norueguês de Svalbard. O dono da empresa que engarra e comercializa a ágia é Jamal Qureshi, um empresário norueguês-americano.
30 mil toneladas de gelo por ano
Segundo a revista Forbes, duas vezes por ano os funcionários de Qureshi conseguem encher, manualmente, 13 mil garrafas derretendo 15 mil toneladas de gelo a mil quilómetros do polo Norte. Um produto tão fino e raro que a empresa sugere que a água substitua o vinho para acompanhar pratos elegantes
No entanto, as implicâncias ambientais do negócio têm sido questionadas pela imprensa britânica. Mas Jamal Qureshi não se abala, Ele disse ao Guardian que trata-se de um empreendimento sustentável, afinal, o gelo vai mesmo se derreter no mar.