metropoles.com

A primavera está aí! 13 vinhos refrescantes para experimentar na estação

A temporada combina com vinhos brancos, rosés, além dos tintos com toque fresco. Veja nossa seleção e aproveite

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ FreePik
Vinho rosé sendo colocado na taça
1 de 1 Vinho rosé sendo colocado na taça - Foto: Reprodução/ FreePik

Na próxima terça-feira (22/9) entramos na estação mais leve, colorida e florida do ano: a querida primavera. Comidas mais frescas, programas ao ar livre, flores roubadas dos muros vizinhos e, claro, muitos vinhos para cada uma dessas situações que só a primavera é capaz de trazer tão bem.

Como é de se imaginar, na estação (perdendo apenas para o verão, obviamente) são os vinhos brancos que têm o protagonismo. Contudo, há uma gama de vinhos que vão ao encontro desse clima: espumantes, brancos, rosés e alguns tintos mais leves. “Quando uma pessoa me diz que não gosta de branco ou rosé, brinco respondendo que cada vinho tem seu momento”, diz a sommelière Rosana Ferreira, da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS).

Para a expert, porém, nenhum vinho simboliza tanto a primavera quanto o rosé. “Com sua cor exuberante e frescor, não pode faltar à mesa, exatamente como na Provence, no Sul da França, o berço do rosé, onde esse vinho harmoniza perfeitamente com o clima ensolarado e a culinária regional, mais leve e alegre.” O rosé tem uma grande vantagem: vai bem tanto com legumes, saladas, peixes e frutos do mar, como com carnes mais leves, grelhados e massas. Uma boa saída para mesas em que uns preferem peixes e outros, carnes.

Uma dica de Rosana Ferreira é beber o vinho com a receita típica da Provence, que também cai muito bem na primavera: o ratatouille, prato que ganhou fama pelo desenho animado de mesmo nome, preparado com berinjela, pimentão, abobrinha, cebola, alho e azeite de oliva.

Pensando nisso, a sommelière Rosana Ferreira e o sommelier Lúcio Antônio Grecco, especialista em espumantes e vinhos brancos, além da importadora Porto a Porto, e a Casa Flora, elencaram algumas indicações de bons rótulos para saborear durante a estação. Confira:

Para os apreciadores de espumante, a cava Don Román Brut é uma deliciosa sugestão para acompanhar aperitivos. Elaborado pelo método tradicional, ou seja, a segunda fermentação acontece na garrafa, apresenta aromas florais e frescos, com boa persistência em boca. Quem prefere os brancos pode experimentar o Marquês de Borba Colheita, produzido na região do Alentejo pelo produtor João Portugal Ramos. Ideal para acompanhar pratos leves, é um rótulo que possui boa estrutura e longo final em boca.

O Chan de Rosas Clássico é elaborado 100% com a uva Albariño na região da Galícia, na Espanha. Excelente escolha para se beber sozinho ou para acompanhar frutos do mar. Já o português Régia Colheita branco é mais estruturado e untuoso em boca, ideal para acompanhar peixes assados. Apresenta corpo médio, boa acidez e concentração de frutas.

O Lawson’s Dry Hills Gewurztraminer também pode ser uma boa opção. A Gewürztraminer é uma variação genética da uva Savagnin, famosa por gerar vinhos brancos muito aromáticos. Uma das regiões responsáveis pelos vinhos mais notáveis feitos com essa variedade é a Nova Zelândia. Não por acaso, esse também é o local onde é vinificado o Lawson’s Dry Hills Gewürztraminer. No paladar, esse vinho apresenta acidez suculenta e final de boca adocicado. São bebidas diferentes, untuosos e oleosos em boca, além de alta mineralidade. Extremamente aromático, acompanha muito bem frutos do mar e peixes leves.

Quando assunto é vinho rosé, indicamos três rótulos que são ótimos para dias quentes e frescos, típicos da primavera. O francês Le Rosé de Floridene é elegante e saboroso, pode ser degustado sozinho ou acompanhado de pratos à base de peixes. O Monsaraz Rosé, de aromas de frutas vermelhas como framboesa, é um rótulo português que harmoniza com saladas, mariscos e sushi.

Outra boa aposta é o La Borie Côtes de Provence, feito na região da Provence, na França, e produzido pela vinícola Jean Bouchard. É de uma coloração rosa brilhante, e entre seus aromas é possível perceber notas de frutas vermelhas frescas, como cereja e framboesa. Também apresenta uma acidez saborosa, perfeita para os dias de primavera, e um final seco e agradável. Esse rótulo é perfeito para acompanhar frutos do mar, como camarões grelhados com ervas, saladas e aperitivos, ou até carne de cordeiro grelhada ao molho de hortelã.

13 imagens
Marquês de Borba Colheita Branco
Chan de Rosas Albariño Clásico
Le Rosé de Floridene
Lawson’s Dry Hills Gewurztramine
Monsaraz Rosé DOC
1 de 13

Don Román Brut

Divulgação
2 de 13

Marquês de Borba Colheita Branco

Divulgação
3 de 13

Chan de Rosas Albariño Clásico

Divulgação
4 de 13

Le Rosé de Floridene

Divulgação
5 de 13

Lawson’s Dry Hills Gewurztramine

Divulgação
6 de 13

Monsaraz Rosé DOC

Divulgação
7 de 13

La Borie Côtes de Provence

Divulgação
8 de 13

Tons de Duorum

Divulgação
9 de 13

Duorum Colheita

Divulgação
10 de 13

Monsaraz Reserva DOC Alentejo

Divulgação
11 de 13

Quinta do Cachão Tinto

Divulgação
12 de 13

Castellani Primitivo

Divulgação
13 de 13

Don Román Tinto

Divulgação

Indo para os tintos, o português Tons de Duorum é ideal para acompanhar carnes vermelhas e massas com molhos encorpados, resultado dos seis meses de envelhecimento em barrica. Outra dica do Douro, em Portugal, é o Duorum Colheita. Vinho de elegância ímpar, apresenta taninos firmes e acidez equilibrada. Se a proposta é acompanhar queijos curados, a dica é o Monsaraz Reserva DOC Alentejo, de grande complexidade aromática e persistência em boca, resultado dos nove meses em barricas de carvalho.

Ainda de Portugal, o Quinta do Cachão acompanha carnes grelhadas, por exemplo, pois possui taninos bem maduros e macios em boca. Com aroma frutado, esse rótulo estagia seis meses em barrica de carvalho francês. O Castellani Primitivo também é uma boa opção. Produzido pela vinícola Castellani, é perfeito para harmonizar com carnes vermelhas leves, como filé mignon e cortes suínos, ou até massas ao molho sugo e bolonhesa. Trata-se de um vinho refinado, e apresenta aromas de frutas vermelhas madura, e agradável toque frutado no paladar, com acidez refrescante.

Para fechar a lista, o espanhol Don Román Tinto. Elaborado com a uva Tempranillo, combina perfeitamente com paella à base de carnes e embutidos. Possui ótima estrutura e complexidade, com um suave toque fresco em boca.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?