12 opções de vinhos e espumantes de até R$ 70 para o Dia das Mulheres
O Metrópoles reuniu as indicações de duas sommelières de Brasília apaixonadas pelo universo da enogastronomia. Confira:
atualizado
Compartilhar notícia
O mundo segue em evolução e as mulheres, que antes não ocupavam lugar de destaque em determinadas profissões, agora contam com diversas representantes competentes espalhadas pelo mundo. Esse cenário, que está mudando ao longo dos anos, também se reflete no universo dos vinhos, que outrora era predominantemente masculino.
Elas assumiram a direção de vinícolas, se formaram enólogas ou sommelières, se tornaram especialistas em degustação e avaliação e criaram rótulos premiados. O vinho também é delas! Para ressaltar essa ideia, o Metrópoles convidou duas sommelières de Brasília para dar dicas de vinhos e espumantes em clima de celebração ao Dia da Mulher.
A primeira é Bianca Dumas, idealizadora do perfil Vinho Bonzão, no Instagram. Psicóloga, ela especialista em gestão de pessoas e especialista em vinhos. Uma vida dedicada à bebida de Baco. Além disso, ela escreve para o blog Vinho Tinto, onde compartilha histórias e experiências no mundo das bebidas fermentadas.
Segue as dicas da expert:
Garibaldi Brut Rosé Pinot Noir
“Esse é um espumante brasileiro da Serra Gaúcha elaborado com a casta Pinot Noir pelo método charmat pela vinícola Garibaldi. Possui uma cor salmão muito bonita que impressiona! Além disso, apresenta aromas intensos de frutas vermelhas. Tem uma boa acidez e um excelente final de boca. Acompanha bem pratos leves e frescos”, sugere a profissional. Média de Preço: R$ 30 – 40
Salton Brut Rosé
Espumante brasileiro da vinícola Salton, que possui vinhedos distribuídos por diversas regiões do Rio Grande do Sul. “Ele é elaborado com o método charmat a partir de uvas Pinot Noir e Trebbiano. Possui aromas delicados de cerejas e morangos. Muito leve e refrescante, com um agradável final de boca. Excelente para ser servido na beira de uma piscina ou em um fim de tarde. Muito fácil de beber”, comenta.
LA Jovem Brut Rosé
É um espumante da vinícola Luiz Argenta, localizada em Altos Montes, na Serra Gaúcha. Elaborado com o método charmat, a partir das castas Syrah, Merlot e Pinot Noir. Esse espumante é sofisticado e delicado. De coloração rosa claro, possui notas de framboesas, morangos e um leve floral. Ótimo para acompanhar pratos japoneses e preparos a base de frutos do mar no geral”, explica a expert.
Cava Don Roman Brut
Cava da vinícola Marques de Tomares (Espanha). “Excelente custo x benefício, principalmente para quem adora esse estilo de espumante espanhol. Possui frescor e complexidade e é um verdadeiro coringa que pode ser servido em ocasiões mais descontraídas ou mais formais. É redondo, fresco e equilibrado”.
Fabian Brut Intuição
“É um espumante brasileiro da vinícola Fabian, localizada em Altos Montes, na Serra Gaúcha. Elaborado com Chardonnay e Pinot Noir pelo método tradicional, maturando por três meses, o que aporta um pouco mais de complexidade e estrutura à bebida. Possui cor amarelo palha e aromas de frutas cítricas, abacaxi, além de leve tostado. É um espumante elegante e fresco! Ótimo para acompanhar entradinhas e petiscos e também pratos leves”, comenta.
Don Giovanni Stravaganzza Brut
Espumante brasileiro da vinícola Don Giovanni, localizada em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. Elaborado pelo método tradicional com as castas Pinot Noir e Chardonnay. “Matura por 12 meses. Possui boa acidez, cremosidade e estrutura e é ideal para acompanhar um bom jantar, principalmente com peixes mais gordurosos ou pratos à base de queijos, como alguns da culinária italiana”.
Monte Paschoal Moscatel Rosé
Espumante brasileiro da vinícola Monte Paschoal, localizada em Farroupilha, na Serra Gaúcha. “Espumante rosa claro de sabor adocicado e muito aromático. Apresenta excelente equilíbrio entre acidez e açúcar e possui aromas florais e de frutas vermelhas. Com sabor leve, é uma bebida jovial e descontraída que agrada muitos paladares! Perfeito para acompanhar sobremesas ou frutas”, finaliza.
Outra profissional que se destaca quando o assunto é vinho em Brasília é a sommelier Ana Clara Carvalho. Ela divide seu tempo entre o salão do restaurante italiano A’ Mano (onde recomenda os melhores rótulos) e o seu e-commerce de vinhos, o Dionísia.
Confira as principais apostas da profissional para o Dia das Mulheres:
Espumante 1913 Sparkling Brut
Espumante nacional produzido em Bento Gonçalves por dois grandes nomes no mundo do vinho, Aurora e Adolfo Lona, que vinificaram a uva chardonnay pelo método Charmat, utilizando grandes tanques de aço inox com temperatura controlada para a segunda fermentação. “O resultado é um espumante fresco e com vivacidade na medida certa. Perfeito para brindar os bons momentos da vida”, conta.
A versão rosé também é feita com as uvas Pinot Noir e Riesling pelo método Charmat. “Maravilhoso, fresquinho e combina bem com a data”
Bueno #moments VIC
O famoso vinho do Galvão Bueno! Elaborado pelo método Charmat, a partir das uvas Sauvignon Blanc, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon, este espumante imprime em essência o Terroir Bellavista Estate. “Sua vivacidade aromática e refrescância instiga-nos a degustar a simplicidade da vida através dos sentidos”, comenta.
Sol fa Soul Rosé Marcelo Pelleriti
“Cor rosado com finas e delicadas borbulhas. No nariz, predominam aromas de frutas vermelhas e tropicais. Na boca, apresenta taninos ligeiros, elegantes e um sabor frutado e fresco com uma boa persistência. É um vinho espumante vibrante, jovem e muito agradável”, ressalta.
Antica Terra Extra Dry
“É delicioso, tem uma coloração linda e garrafa que chama a atenção. No nariz, uma nota floral delicada com traços herbáceos. Vale experimentar”, completa a expert.