11 vinhos para harmonizar com pratos tradicionais da Páscoa
O sommelier Marcos Augusto Rachelle indica rótulos para harmonizar com bacalhau, cordeiro, peixes e chocolate
atualizado
Compartilhar notícia
Páscoa é um momento de celebrar, e, comemorações, de certa forma, são regadas a muitos brindes. Aos fãs de vinho, nada como a bebida de Baco harmonizada com pratos e chocolates para fazer da data uma vivência ainda mais especial para se passar com familiares e entes queridos.
Pensando nisso, o Metrópoles pegou dicas com o sommelier Marcos Augusto Rachelle, que sugeriu bons rótulos para comemorar com pratos típicos da data. Confira:
Bacalhau
O expert explica que para pratos com bacalhau, como os ingredientes já são muito fortes no paladar, a ideia é escolher um vinho que não seja muito potente. “As opções são ideais para acompanhar esses pratos para ter um equilíbrio da acidez do prato com a do rótulo”, comenta. As indicações do profissional são:
Cordeiro
O cordeiro, normalmente consumido no domingo de Páscoa, é um prato mais estruturado e intenso. “Ele pede um rótulo igualmente elaborado. Fica tradicional e elegante e casa bem nos sabores”, explica.
Salmão
“O salmão, se for grelhado, combina sempre com um pinot noir, como o Cono Sur Reserva Especial Pinot Nour. Já se for servido com algum molho mais ácido, é melhor optar por um sauvignon blanc”, indica. Ele aposta nos seguintes rótulos:
Tilápia
Já para a tilápia, que é um peixe mais leve, ele aposta em vinhos que não irão esconder o sabor do prato. “Sugiro um sauvignon blanc. São vinhos mais leves”, complementa.
Chocolate
O queridinho da Páscoa também não ficou de fora. Para ovos e sobremesas com a iguaria, o sommelier indica um bom vinho do Porto. “Harmoniza muito bem e ressalta as nuances do chocolate”, finaliza.