Após “45 dias na UTI do Santander”, Piantella fecha as portas
Restaurante localizado na quadra 202 Sul foi frequentado por grandes nomes do cenário político, como Ulysses Guimarães
atualizado
Compartilhar notícia
Restaurante que foi sinônimo de encontros entre políticos e famílias tradicionais em Brasília, o Piantella, localizado na quadra 202 Sul, encerrou suas atividades. De acordo com o atual proprietário, Roberto Peres, após 44 anos de tradição e serviço, o fechamento é consequência da crise gerada pela pandemia do coronavírus.
“Lamento informar que após ficar internado na UTI do Santander por 45 dias, o Piantella veio a falecer com diagnóstico de Covid-19”, escreveu em mensagem compartilhada entre amigos, familiares e clientes. “Velório e venda de móveis será feito pela internet”, pontuou.
Com exclusividade ao Metrópoles, Roberto confirmou a informação. “Estamos há quase 60 dias fechados e se reabrirmos, será em outro formato e ponto, em um local menor, com um clima de bistrô”. Aos olhos do empresário, o restaurante sofreu com a mudança no Legislativo. “Perdemos muito movimento no último ano. Os jovens, políticos e empresários, não frequentavam o Piantella e acredito que Brasília não será a mesma depois da crise do coronavírus. O setor de bares e restaurantes sofrerá profundamente”.
O restaurante, que foi aberto com o nome Tarantella, passou por uma série de mudanças nos últimos anos. Em 2016, sob o comando do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, o local fechou após não resistir à crise financeira. “Tentei por anos mantê-lo, mas foi muito difícil”, comentou Kakay, à época. Pouco tempo depois, voltou a ativa com novos sócios à frente do negócio.
Memória política
Conhecido ponto de encontro dos políticos na capital, a casa era frequentada por grandes nomes do cenário, como Ulysses Guimarães. Nas mesas do restaurante foram tomadas importantes decisões para o país. Foi lá, por exemplo, o local escolhido pelos políticos para a comemoração do triunfo do movimento Diretas Já, em 1984, processo que redemocratizou o país.