9 programas sobre comida para maratonar na Netflix durante o feriado
A lista inclui realities e documentários sobre receitas de diferentes partes do mundo, criatividade e técnicas gastronômicas
atualizado
Compartilhar notícia
Alguns dias pedem sofá, coberta, lanchinho e aquele programa que mexe com nossas emoções. E em um feriadão no qual a ordem é se manter o maior tempo possível na segurança de casa, nada melhor que maratonar as séries e filmes preferidos.
Para os fãs da gastronomia, a Netflix Brasil conta com um cardápio bem servido de séries, documentários e reality shows. E certamente alguma das opções pode ser a maratona que falta na sua programação. Para te ajudar a não ficar horas perdido no catálogo, o Metrópoles separou nove programas sobre comida para você curtir no feriado. Se liga!
Chef’s table
A série norte-americana viaja o mundo em busca de chefs que podem ser considerados estrelas da gastronomia. Eles oferecem receitas inovadoras e histórias cativantes, que causam pequenos impactos na forma como lidamos com a comida. São seis temporadas e 30 episódios ao todo. Na lista, nomes conhecidos como, por exemplo, o brasileiro Alex Atala e o italiano Massimo Bottura.
Além dessa primeira versão, a série documental conta também com o especial Chef’s Table Churrasco de apenas quatro episódios. Na mesma linha do original, o programa conta a história de pessoas responsáveis por alguns dos churrascos mais famosos do mundo. Os mestres churrasqueiros não são famosos pelos nomes, mas sim pelo sabor que entregam aos clientes.
Street Food
A comida de rua é adorada pelo brasileiro. Você sempre vai encontrar alguém que venda churrasquinho, pamonha, cachorro-quente, acarajé, pastel e outras iguarias pelo caminho. E a Netflix conta com uma série produzida apenas para exaltar a comida de rua e as receitas tradicionais de diferentes continentes.
O Street Food Ásia apresenta comidas da Tailândia, Japão, Índia, Indonésia, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã, Singapura e Filipinas em episódios de cerca de 30 minutos. Enquanto o mais recente, América Latina, conta a história e as receitas de chefs de seis países: Argentina, Brasil, México, Peru, Colômbia e Bolívia.
A origem do sabor
Esta provavelmente vai ser a série mais rápida que você já maratonou: a duração dos episódios varia de 10 a 13 minutos. A origem do sabor promove uma viagem pelas tradições culinárias da China com três temporadas, cada uma sobre uma região. São elas Gansu, Yunnan e Chaoshan.
Cada episódio fala sobre um alimento, receita ou técnica e conta histórias de pessoas que produzem e criam pratos. Além disso, é possível conhecer o que há por trás de ingredientes conhecidos mundo afora, como ostras, carneiro, linhaça, presunto e picles.
Restaurantes em risco
Um pouco de referências, um pouco de conselhos administrativos e um toque de design. Essa é a mistura do reality show Restaurantes em risco. No programa, o chef Dennis Prescott, o restaurateur Nick Liberato e a designer Karin Bohn visitam restaurantes que estão à beira da falência e os transformam em pontos de sucesso. Em outras palavras, eles mostram o que há de errado e ensinam os proprietários a manter as casas em funcionamento,
O reality é um deleite para os amantes da gastronomia, mas também pode ser uma boa orientação para quem precisa se reinventar. Em duas temporadas, os apresentadores mostram como o que existe ao redor é a melhor inspiração para criar um bom negócio.
Cooked
O jornalista, escritor e ativista norte-americano Michael Pollan é a estrela dessa série documental. Embora seja uma produção de 2016, o conteúdo é atual. A proposta é mostrar “como cozinhar transforma o mundo em que vivemos”, de acordo com a divulgação do streaming.
Em apenas uma temporada de quatro episódios, Pollan mostra como água, ar, fogo e terra impactam na cozinha. Ele passeia por técnicas e ingredientes de diferentes países para colocar a mão na massa e explorar o universo da gastronomia.
Requentados repaginados
Essa série é para quem ama reality show e gosta de se surpreender com a criatividade dos participantes. No Requentados repaginados, cozinheiros amadores recebem sobras de comidas dormidas e precisam criar pratos gostosos e totalmente novos.
Quem vai julgar o desempenho dos participantes são a apresentadora Jackie Tohn, o comediante David So e a chef Rosemary Shrager. O programa tem apenas uma temporada com oito episódios e pode ser uma ótima opção para quem quer algo leve e descontraído, mas surpreendente.
Dinheiro à mesa
Muito mais que mostrar que têm talento, os chefs da nova geração da gastronomia precisam convencer que valem um investimento. No reality Dinheiro à mesa, cozinheiros se apresentam a uma bancada de investidores que, certamente, pode transformar o sonho do restaurante perfeito em realidade.
São duas temporadas que somam 12 episódios, cada um sobre uma temática diferente. Nos capítulos, é possível também pegar algumas dicas que podem ser implementadas nos negócios. Alô, donos de restaurantes, essa pode ser para vocês!
Mandou bem
Se você se acha um desastre na cozinha, precisa assistir Mandou bem. O reality show recebe três participantes a cada episódio e eles precisam executar duas receitas, que podem parecer fáceis, mas acabam em desastres e boas risadas. Sob o comando de Nicole Byer, o programa conta com a participação fixa do chef e chocolatier Jacques Torres e de um jurado convidado a cada episódio.
O reality é um sucesso e está na quinta temporada, que traz uma novidade: agora os participantes disputam em duplas. O êxito do programa estadunidense foi tão grande que ganhou especiais de Natal e Ano Novo também sob o comando de Nicole e Jacques. Além disso, conquistou fãs em outros países e tem versões na Alemanha, Espanha, França e no México.
Zumbo’s just desserts
Com um cenário que lembra o filme A fantástica fábrica de chocolates, o programa culinário testa confeiteiros amadores em provas que mexeriam com as emoções até de profissionais. O reality começa com 10 participantes e a cada episódio um deles é eliminado. Mas no caminho para o prêmio de US$ 100 mil, terão que recriar as incríveis receitas do chef pâtissier Adriano Zumbo, considerado um mago das sobremesas.
A competição tem duas temporadas, mas apenas a segunda está disponível na Netflix. Mas isso é suficiente para se emocionar e se apaixonar tanto pelas criações originais, quanto pelas reproduções.