5 chefs do DF revelam suas séries e filmes favoritos sobre gastronomia
Para além dos sabores, a gastronomia inspira produções audiovisuais. A seguir, confira filmes e séries que cinco chefs do DF recomendam
atualizado
Compartilhar notícia
A nova temporada de The Bear estreou na última quarta-feira (17/7) na plataforma de streaming Disney+. A série, que acompanha um chef renomado gerindo o restaurante da família em Chicago (EUA), liderou as indicações nas categorias de comédia no Emmy Awards 2024 e quebrou o recorde de menções, com 23 no total.
Apesar do sucesso, a série não é a única que aborda o mundo da cozinha de forma cativante. Pensando nisso, o Metrópoles conversou com cinco chefs de cozinha do Distrito Federal para saber quais são suas produções favoritas sobre gastronomia. Tem muita indicação boa, hein?
Veja abaixo:
Chidera Ifeanyi, do Simbaz Culinária Afro e Bar
O chef Chidera Ifeanyi comanda as caçarolas do Simbaz (412 Sul), primeiro restaurante de culinária africana em Brasília. Sua indicação é o filme da Netflix Notas de Rebeldia, de 2020.
Chidera se identifica com a história “por ser cheia de desafios, mas também por retratar as recompensas de realizar seu sonho sem desonrar sua família”.
“A minha indicação é o filme Notas de Rebeldia, que conta a história de um jovem afro-americano que tem o sonho de se tornar um sommelier. Porém, ele está em dúvida, pois o pai quer que ele assuma o restaurante da família em Memphis, cidade do estado do Tennessee, nos EUA”, detalha Chidera.
Ronny Peterson, do Aroma
Ronny Peterson, chef de cozinha do restaurante Aroma, na 407 Sul, conta que The Bear é uma de suas séries favoritas. Já de filme, ele cita Fome de Sucesso, obra da Netflix de 2023.
“Elas retratam uma realidade bem próxima dos desafios que, muitas vezes, enfrentamos no mundo da cozinha. Coisas que só quem vive nos bastidores de um restaurante sabe que acontece. É preciso ter resiliência para alcançar os sonhos, mesmo quando os cenários dizem o contrário”.
Helena Rosa, do Crioula Café
Idealizadora do Crioula Café, primeira cafeteria inspirada na cultura quilombola, situada na QI 31 do Guará II, a chef Helena Rosa gosta muito do programa Bake Off Brasil, do SBT. O reality show apresenta a disputa entre confeiteiros amadores que são submetidos a provas técnicas e criativas para agradar os jurados.
“Eu gosto desse reality porque mostra a realidade por dentro de uma confeitaria. Mostra desde o básico até o preparo mais elaborado de um bolo”, afirma a chef Helena.
Gil Guimarães, da Casa Baco e Baco Pizzaria
O chef Gil Guimarães, conhecido em Brasília por comandar a Baco Pizzaria e a Casa Baco, releva ao Metrópoles que não tem muita paciência para assistir séries. No entanto, ele gosta de ver filmes, como O Faz Nada, produção argentina da Star+ sobre um crítico gastronômico.
Ratatouille também entra na lista do chef. “Um clássico, né? Acho que Ratatouille marcou muita gente. Esse desenho me lembra um pouco de como eu comecei”, explica Gil Guimarães.
Catarina Freire, da SANTÚ comedoria
Para Catarina Freire, chef de cozinha do SANTÚ comedoria, na 216 Norte, os conteúdos de séries e programas, em sua maioria, não condizem com a realidade da cozinha ou do cotidiano de um bar ou restaurante. No entanto, The Bear é diferente.
“A série retrata de forma muito coesa e verdadeira o que é ser chef e todas as suas problemáticas – eu, inclusive, não consegui terminar de assistir a segunda temporada por causa dos gatilhos que me despertaram”.
No quesito reality show, The Taste Brasil conquistou o coração de Catarina. “Tem o melhor enredo e preza em absoluto pelo sabor dos preparos, sendo meu preferido dentre tantos que alegorizam a cozinha”.