metropoles.com

Festival de Brasília: leia crítica de Domingo, filme de abertura

Longa narra encontro de família ambientado no dia da posse do ex-presidente Lula, em 2003

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Domingo-Still-11
1 de 1 Domingo-Still-11 - Foto: Divulgação

Em noite de abertura marcada por homenagens e protestos discretos, os filmes Domingo, de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, e Imaginário, de Cristiano Burlan, deram início ao 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Ambas as produções levaram uma intensa carga política à tela do Cine Brasília: Domingo mostra uma turbulenta e engraçada reunião de família gaúcha no dia da posse do ex-presidente Lula, em 2003, e Imaginário articula imagens de arquivo e discursos de autoridades em torno do golpe militar de 1964.

Leia críticas dos filmes exibidos na noite de sexta (14/9) no Festival de Brasília:

Domingo (RJ), de Clara Linhart e Fellipe Barbosa: charge de um Brasil em transição
O 1º de janeiro de 2003, dia da posse do ex-presidente Lula, ganha tons histéricos e crepusculares durante um encontro de famílias gaúchas no interior do Rio Grande do Sul. O que era para ser apenas mais um feriado etílico e festivo aos poucos se transforma numa jornada delirante e um tanto deprimente.

É como se a elite que ali comemora o início de mais um ano também estivesse brindando ao fim de uma era — a personagem de Camila Morgado, por exemplo, diz ao cunhado (Ismael Caneppele) que sua sogra (Ittala Nandi) teme uma “vingança dos pobres” e perder a casa para os sem-terra. Para tal, situações ora constrangedoras, ora icônicas tensionam as relações de classe entre patrões e empregados, obviamente trabalhando mesmo sendo feriado.

O adolescente assedia a filha da empregada. A matriarca e dona da mansão caindo aos pedaços (Nandi) humilha os funcionários por causa do sumiço de taças de cristal. A secretária passa roupa enquanto vê a posse de Lula na TV. A madame bêbada (Morgado) tem aulas de tênis com um jovem da região (Chay Suede) — feliz com o novo presidente. O marido machista e grosso (Michael Wahrmann) de uma mulher grávida (Martha Nowill) prestes a ganhar o bebê.

Distribuídas em planos longos, com uma porção de coisas acontecendo no mesmo quadro, as cenas cumprem o papel de estabelecer um microcosmo de um Brasil de quinze anos atrás intimamente ligado ao de hoje, aflito com outras incertezas.

Mas o filme, à exceção de momentos isolados, como as erupções hormonais dos adolescentes, encontra dificuldades para traduzir essa tragicomédia de (maus) costumes em uma crônica potente e realmente irônica de um Brasil no começo de travessia rumo a dias melhores (para ricos e pobres).

Essa síntese meio totalizante — a empregada consegue sua vingancinha, a matriarca oprime a família, sobretudo a neta — acaba transformando a trama em um cartum um tanto datado de um país que sempre escapa de simplificações.

Avaliação: Regular

3 imagens
1 de 3

Ana Carolina Marinho Dantas/Divulgação
2 de 3

Ana Carolina Marinho Dantas/Divulgação
3 de 3

Ana Carolina Marinho Dantas/Divulgação

Imaginário (SP), de Cristiano Burlan: passado apocalíptico
“É um filme de horror. Mas espero que esse horror não continue”, disse o diretor ao apresentar o curta no palco do Cine Brasília. De fato, o que vemos na tela é um desfile angustiante de imagens cotidianas da vida brasileira pontuadas por discursos de autoridades à época do golpe de 1964. Da instituição do regime militar ao AI-5.

Burlan espertamente insere sons ruidosos para acompanhar os registros, tornando cada fala ainda mais impactante. Se o presente parece assustador, nada como voltar décadas em nossa história e perceber os tons apocalípticos do passado. Imaginário é mais um lembrete do que um alerta. E se comunica de forma desconcertante com a atualidade.

Avaliação: Bom

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?