metropoles.com

Vai ter mulher na arbitragem apitando jogo grande

Stephanie Frappart foi escolhida pela UEFA para comandar a Supercopa europeia, que será decidida entre Liverpool e Chelsea.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VI Images via Getty Images
FIFA Women’s World Cup France 2019″Women:  United States of America v The Netherlands”
1 de 1 FIFA Women’s World Cup France 2019″Women: United States of America v The Netherlands” - Foto: VI Images via Getty Images

A próxima quarta-feira (14/08/2019) vai entrar para a história. Será a primeira vez que uma árbitra vai apitar uma decisão masculina. A francesa Stephanie Frappart foi a escolhida para comandar a final da Supercopa disputada entre Liverpool e Chelsea.

Engana-se quem pensa que ela vai apitar esse jogo somente porque é mulher ou que o objetivo da UEFA é apenas ganhar os holofotes com o feito. Atualmente, ela é uma das melhores árbitras do mundo, apitou a final da Copa do Mundo Feminina e atuou na primeira divisão francesa. Ela fez por merecer e ainda abre o caminho para que outras mulheres tenham a mesma oportunidade.

No Brasil, a CBF sempre investiu nas árbitras assistentes, inclusive para jogos mais importantes. Mas, no apito, o jejum de 15 anos sem uma mulher na primeira divisão foi quebrado recentemente por Edna Batista. Ela começou fazendo jogos de menor expressão. Com ótima preparação física e técnica, mostrou que podia mais. Agora, está fazendo jogos mais disputados e tem tudo para atuar em um clássico. Estamos na torcida!

Quem está para trás é a Conmenbol, que mesmo com o discurso de “Nueva Conmebol” não coloca mulheres para arbitrar partidas masculinas. Um retrocesso! Chega da ideologia machista de que futebol é só para homem.

A UEFA não só deu oportunidade às mulheres de seguirem seus sonhos que antes eram quase impossíveis, como também valorizou o futebol feminino. Se essa Supercopa já tem um campeão? Com certeza são as mulheres!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?