metropoles.com

Rodada do Brasileirão tem gols anulados e até árbitro passando mal

Final de semana do futebol nacional foi de relativa tranquilidade para os juízes, especialmente em relação ao VAR

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Vidal & Marcelo Cortes / Flamengo
Flamengo-líder
1 de 1 Flamengo-líder - Foto: Alexandre Vidal & Marcelo Cortes / Flamengo

Nesse final de semana, a arbitragem pôde dar uma respirada e seguir a rodada com poucas polêmicas, principalmente de VAR. Mas uma ou outra sempre tem, né?

Vamos à análise dos lances.

Bahia 1 x 0 CSA

Nem sempre a falta acontece onde está a bola. Tanto é verdade que o juizão não viu um pênalti claro a favor do Bahia. Enquanto o Ronaldo Alves, do Ceará, agarrava Gilberto dentro da área, o juiz estava olhando a bola à esquerda do campo, que ainda ia ser cruzada. Não dá pra marcar o que não viu. O VAR deu uma segunda chance e, dessa vez, vendo o agarrão no monitor, marcou o pênalti corretamente. O Bahia vibrou, mas o pênalti foi defendido pelo goleiro Jordi.

Chapecoense 0 x 1 Santos

O árbitro de vídeo ainda está meio perdido sobre qual lance deve chamar o juiz. Aos 33 minutos, o VAR sugeriu revisão de um possível pênalti para a Chape. Na jogada, Lucas Veríssimo e Everaldo disputaram a bola dentro da área. Lance total de interpretação e que deveria prevalecer a decisão de campo. Tanto é que o juizão foi ver e manteve a não marcação do pênalti. O contato foi normal. Senhor VAR, esqueça lances de interpretação. Favor só chamar em erro claro, ok?

O único gol da partida que deu a vitória ao Peixe foi irregular. Logo no início da jogada, Victor Ferraz, do Santos, estava muito impedido. O assistente deveria ter marcado na hora, mas vacilou. A Chapecoense recuperou a posse dE bola, mas perdeu logo em seguida para o Santos, que iniciou uma nova fase de ataque e fez o gol. Nesse caso, o VAR não pôde chamar, pois, na revisão de gol, são analisados impedimentos e faltas somente na fase de ataque, prévia ao gol. Erro da arbitragem dentro de campo com o VAR assistindo de camarote.

Internacional 3 x 2 Botafogo

Alex Santana teve o seu gol pelo Botafogo anulado. Durante a fase de ataque, Fernando, do Alvinegro, usou o braço pra dominar a bola. De acordo com a nova regra, se a bola pegar no braço/mão do atacante, não interessa a intenção, tem que marcar a falta. O juizão não viu, mas o VAR chamou e o gol foi corretamente anulado.

Flamengo 3 x 0 Palmeiras

O Palmeiras teve dois gols anulados por impedimento. Lances bem difíceis. No segundo gol, o assistente não quis nem esperar pelo VAR e já fez a marcação. Acertou e mostrou personalidade em um lance de centímetros.

Gustavo Gomez, do Palmeiras, tomou o vermelho direto por uma entrada de sola nas costas de Bruno Henrique. Expulsão indiscutível tanto pela forma como ele entrou quanto pela intensidade na hora de tentar disputar a bola. Jogo difícil de apitar, mas que a arbitragem conseguiu controlar bem. E, claro, o placar também ajudou.

Cruzeiro 1 x 0 Vasco

Deu ruim! O árbitro Héber Roberto Lopes teve uma infecção intestinal e ficou sem condições de comandar a partida. O regulamento diz que o substituto é o Avar (assistente do VAR), e não mais o quarto árbitro. O apito ficou com Marcelo Aparecido, que conseguiu comandar bem a partida.

Premier League

Assistindo ao jogo entre Arsenal x Tottenham, fiquei impressionada com a agilidade do VAR. No terceiro gol do Arsenal, o VAR rapidamente revisou a jogada e o gol foi anulado por impedimento. Tudo em menos de um minuto e, ainda por cima, a imagem foi divulgada com a linha do tira-teima. Impressionante! Esse é o VAR que nós queremos! O jogo terminou empatado em 2 x 2.

Para fechar a rodada 17 do Brasileirão, se enfrentam nesta segunda-feira (02/09/2019) Fluminense x Avaí, às 20h, no Maracanã. Boa sorte para as equipes e para a arbitragem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?