metropoles.com

Rodada de pênaltis mal marcados e árbitra fazendo bonito

Lance entre Athletico-PR e Santos foi a grande polêmica da arbitragem nesta rodada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Avaí x Flamengo Mané Garrincha
1 de 1 Avaí x Flamengo Mané Garrincha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Vai rodada, vem rodada e a única coisa que não muda são as polêmicas de arbitragem. Nem o VAR conseguiu trazer mais luz para os árbitros. Quem reclamou muito nesse fim de semana foi o Athletico-PR, que teve um pênalti marcado contra, com intromissão do VAR, e o Paysandu, que disputou o acesso para a série B, e perdeu a partida com pênalti polêmico de mão, sem o assistente de vídeo. Será que eles têm razão em reclamar tanto?

Vamos à análise jogo a jogo!

Corinthians 2 x 2 Ceará
Aos 40 do segundo tempo, Thiago Alves, do Ceará, foi expulso por falta em Gustagol. O árbitro deu o vermelho direto porque interpretou que era uma chance clara de gol. Mas não era. Havia outro zagueiro em condições de defesa. O VAR sugeriu a revisão e o árbitro voltou atrás na decisão, dando o amarelo por interromper um ataque promissor. Thiago, que estava indo para o chuveiro, teve de voltar para o campo.

O vozão ainda teve gol de Felippe Cardoso anulado pelo VAR. O jogo já estava quase sendo reiniciado quando a tecnologia apontou o impedimento.

O gol destaque dessa rodada foi o olímpico do Leandro Carvalho, do Ceará. Invejosos dirão que foi sem querer.

Fortaleza 0 x 1 Fluminense
Bandeiras afiadas. Os dois times tiveram um gol cada anulados por impedimento. Jackson estava adiantado no de Wellington Paulista, do Fortaleza. Mesma situação de João Pedro quando marcou para o Fluminense. Nas duas situações, o bandeirinha marcou o impedimento corretamente e o VAR só confirmou a decisão.

Quando a arbitragem vai bem, também temos que falar!

Avaí 0 x 3 Flamengo
Confusão no Mané Garrincha. Já no final do jogo, Gustavo Ferrareis deu um pisão de sola no joelho de Rafinha, do Flamengo. Os jogadores começaram a discutir, mesmo com o placar definido. Perda de tempo! A árbitra deu amarelo para Gabigol para acalmar os ânimos. O VAR sugeriu a revisão do pisão e, então, ela expulsou o jogador avaiano corretamente.

Edina Alves, aliás, foi um dos destaques da partida. Ela está em uma crescente e tem tudo para fazer os principais jogos do Brasileiro. Está mostrando competência e excelente preparo físico. Vai com tudo, garota!

O outro destaque foi o jogador brasiliense Reiner, que pela primeira vez foi escalado como titular pelo Flamengo. Em casa, mostrou porque o técnico Jorge Jesus está apostando nele.

Internacional 1 x 0 São Paulo
O gol da vitória colorada foi de pênalti. Após falta cobrada por Rafael, a bola bateu na mão de Hudson, do São Paulo, que estava na barreira dentro da área. O árbitro não marcou nada, mas o VAR chamou e em poucos segundo ele confirmou a penalidade. O braço do Hudson estava colado ao corpo? Estava. Mas o movimento que ele fez com a mão foi de buscar a bola e fazer o bloqueio. Pênalti bem marcado. Mão na bola sempre dá o que falar!

Goiás 1 x 2 Palmeiras
William fez o gol, mas o bandeirinha anulou por impedimento. Usando a tecnologia da linha, o VAR viu que o Rafael Vaz dava condições e o gol foi confirmado corretamente. Mas teve gol do Palmeiras anulado de verdade. Luiz Adriano fez falta em Fábio Sanchez antes do gol. O juizão marcou a falta e o VAR confirmou a decisão. Em lance de interpretação, prevalece a decisão de campo. Mandaram bem!

Cruzeiro 1 x 4 Grêmio
Aos 33 do primeiro tempo, Henrique levou um chute na perna de Michel. Pênalti claríssimo, nem precisou de VAR. Bom que economizo algumas linhas!

Santos 1 x 1 Athletico-PR
Nesse jogo, aconteceu a grande polêmica da rodada: o pênalti marcado a favor do Santos já nos acréscimos. Em uma disputa entre Marinho, do Santos, e Braian Romero, o jogador santista caiu na área. O juiz marcou falta fora. O primeiro contato, com o braço, realmente foi fora da área. Quando Marinho estava caindo, houve um entrelaço de pés e foi aí que o VAR chamou para marcar o penal. Que erro! Marinho já estava desequilibrado e o contato no desenrolar foi normal do jogo. Esse lance vai dar muita dor de cabeça para a comissão de arbitragem.

Botafogo 2 x 1 Atlético-MG
Outro pênalti de mão marcado com o auxílio do VAR. Após a cobrança de Gilson, a bola é bloqueada pelo braço de Igor Rabelo, do Atlético. O árbitro mandou o jogo seguir, mas o VAR chamou para a revisão. O movimento que o Igor Rabelo fez é muito parecido com o do Hudson, no pênalti a favor do Inter. Mesmo com o braço colado, ele fez um movimento adicional para buscar e fazer o bloqueio. Pênalti bem marcado. Lance para amarelo, pois bola ia na direção do gol. Como já havia tomado amarelo minutos antes, Igor Rabelo foi expulso. Já o amarelo do Marcelo Benvenuto, do Botafogo, que aconteceu depois do lance de mão , foi anulado corretamente, pois o árbitro voltou atrás e deu o penal. É o VAR mudando muito o curso da partida.

CSA 2 x 0 Chapecoense
No primeiro tempo, o CSA teve dois gols anulados. Um por impedimento de Apodi e outro por falta de ataque, novamente de Apodi. No lance da falta, o árbitro não quis nem saber de VAR e apitou antes de a bola entrar no gol. Ou seja, o VAR já não poderia mais revisar. Sorte dele que realmente foi falta. Dois jogadores da Chape foram expulsos corretamente. Márcio Araújo, pelo segundo amarelo, e Gum com vermelho direto, por acertar o pé na cabeça de Safira. A Chape ainda teve uma penalidade marcada a seu favor. Alan Costa colocou a mão na bola. Lance de interpretação que foi marcado corretamente.

E, para encerrar, quem disse que árbitro que apita série C não aparece?

Jogo das quartas de final da série C, valendo vaga para a série B, o Náutico venceu o Paysandu com pênalti polêmico no último lance. Em uma bola alçada na área, Caíque Oliveira, do time paraense, tentou tirar a bola e acertou o braço do seu companheiro Uchôa. Dentro da área? O juizão marcou pênalti. Erro Crasso. Não foi pênalti nem aqui, nem na China, e muito menos na FIFA! E olha que o Leandro Vuaden é arbitro de série A muito experiente. A grande lição desse jogo foi a seguinte: será que o mão na bola e o bola na mão um dia será compreensível? Esperando o processamento de critérios…

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?