metropoles.com

Rodada com expulsões, gritos homofóbicos e falta de critério do VAR

O VAR ainda precisa de muitos ajustes. Alguma coisa está fora do eixo e, até consertá-la, infelizmente, algum time sempre será prejudicado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
VASCO X SÃO PAULO
1 de 1 VASCO X SÃO PAULO - Foto: CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Nesse final de semana, não foi só a bola que rolou. Rolaram também vários cartões vermelhos. Uns corretamente e outros nem tanto. Teve “pegadinha” com a torcida do Inter e até cachorro invadindo o campo.

Vamos à análise de arbitragem dos principais lances!

Goiás 2 x 1 Internacional
O torcedor do Inter levou um baita susto. Isso porque, imediatamente após o gol da equipe colorada, o árbitro foi acionado pelo VAR para ver a imagem. Deu a impressão de que era para revisar o gol, mas, para alegria do torcedor gaúcho, o lance que estava sendo revisado era de uma suposta agressão de Léo Sena, do Goiás, contra o Rithely, na origem do gol. Na disputa, o jogador goiano pisou na perna do atleta colorado. O árbitro deu vantagem e depois aplicou o amarelo. O VAR chamou para revisão e, olhando a imagem, o juizão trocou pelo vermelho. Exagero, já estava resolvido!

No lance que era pra vermelho, o VAR nem deu as caras. O juiz não viu a cotovelada do Kayke, do Goiás, no Wellington Silva, pois aconteceu fora da disputa da bola. Faltou critério na hora do VAR intervir!

Grêmio 2 x 1 Athletico-PR
Aos 24 do primeiro tempo, o árbitro marcou pênalti na disputa entre Patrick, do Grêmio, e Márcio Azevedo, do Athletico. Patrick colocou a perna na frente do jogador paranaense e o atingiu. O árbitro de vídeo chamou para a revisão. Ao ver a imagem, manteve a sua decisão. O VAR é para erro claro, e não interpretação. Tem decisão que deve ser tomada em campo, e não no monitor.

Vasco 2 x 0 São Paulo
Falando em exagero, o São Paulo também teve um jogador expulso. Raniel, do tricolor, em uma dividida de bola, subiu o pé mais do que devia e pegou de raspão na cabeça de Richard, do Vasco. O VAR acionou o juizão que, depois de cinco longos minutos, checando a imagem, deu o vermelho. A demora só pode ter uma justificativa: o VAR tentou convencer Daronco de que o lance era de expulsão. Mas será que foi para tudo isso? O amarelo seria suficiente.

Nesse mesmo jogo, aconteceu um fato inédito. Pela primeira vez, o juiz paralisou o jogo devido a gritos homofóbicos por parte dos torcedores, nesse caso, os cruz-maltinos. Na nova determinação, caso continuassem, o juiz poderia até acabar a partida e conceder a vitória para a outra equipe. A pedido de Luxemburgo e Pikachu, e para o bem do futebol e da sociedade, a torcida parou e o jogo pôde continuar. Xô, preconceito!

Avaí 1 x 1 Corinthians
Um jogador de cada lado foi expulso. Os dois corretamente. O primeiro foi Michel, do Corinthians, por ter dado uma cotovelada em Brenner, que ficou sangrando. O sangue não impressionou tanto o juiz, que só deu o vermelho por causa do VAR. Ia passar batido. Já Betão, do Avaí, fez falta em Vagner Love, que estava sozinho de cara para o gol. Esse nem precisou do vídeo.

Santos 3 x 3 Fortaleza
O primeiro gol do Santos, inicialmente, foi anulado por impedimento pelo bandeira em campo, mas olhando a imagem com a tecnologia 3D, o VAR confirmou. Não há o que discutir. O VAR também influenciou na marcação do pênalti a favor do Fortaleza. Aguilar, do Peixe, derrubou Edinho na área. Lance de interpretação, o VAR nem deveria meter o bedelho. Mas já que viu, o juizão deu o penal. Deveria ter deixado o jogo seguir.

Cruzeiro 1 x 1 CSA
Para descontrair. Aos 31 do segundo tempo, um cachorro invadiu o campo. Um gandula, que estava correndo atrás do animal, fazendo marcação individual, acabou caindo no meio do gramado. O VAR deveria ter chamado o juizão para confirmar se o drible canino foi faltoso ou foi pura habilidade (risos). Tem equipe que já está de olho na contratação do “doguinho”.

O VAR ainda precisa de muitos ajustes. Falta critério. Ora chama, ora não. Será que os árbitros não entendem a instrução da comissão ou a instrução passada para eles que é confusa? Alguma coisa está fora do eixo e, até consertá-la, infelizmente, algum time sempre será prejudicado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?