metropoles.com

Fim de semana de campeões, VAR e é claro, polêmicas

Árbitro de vídeo continua sendo motivo de debate, assim como Neymar, que se envolveu em nova controvérsia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Tottenham Hotspur v Liverpool – UEFA Champions League Final
1 de 1 Tottenham Hotspur v Liverpool – UEFA Champions League Final - Foto: Getty Images

A “orelhuda”, como é carinhosamente chamada a taça da Champions League, foi entregue ao Liverpool no sábado (01/06/2019). Logo no começo do jogo, foi marcada uma penalidade a favor dos Reds. Depois do chute de Mané, a bola teria tocado no braço do Sissoko, do Tottenham. O árbitro marcou e o VAR, o que fez? Apenas acatou a decisão interpretativa de campo. Ao meu ver, um erro. Olha o custo da Champions. O que custava rever a imagem? Ao menos daria mais credibilidade à decisão. Nessas horas, o recurso tem de ser usado. É final de campeonato.

Na minha interpretação, a penalidade foi mal marcada. Além de a bola sair com muita força e de uma distância muito curta, ela bate primeiro no peito do Sissoko para depois bater no braço. Um lance discutível e que merecia uma revisão à beira do campo. Só não ficou tão feio para a arbitragem porque o Liverpool aumentou a vantagem e o Alisson não deu nem chance para uma virada.

No Brasileirão a mesma história de sempre: em qual lance o VAR deve intervir?
No jogo entre Botafogo 1 x 0 Vasco, o placar poderia ser mais elástico para o Botafogo. O árbitro não marcou a penalidade claríssima de Marcos Júnior, do Vasco, em Gilson, do Botafogo, que foi derrubado na área. O VAR errou ao não sugerir a revisão do lance. Mais um para a série: o que custava?

Athletico-PR 3 x 0 Fluminense 
Dessa vez, o VAR acertou. Airton, do Fluminense, deu uma entrada dura de sola no Bruno Guimarães. Doeu em mim! O árbitro deu o segundo amarelo e depois o expulsou. O VAR viu diferente e a decisão foi alterada para o cartão vermelho direto. Como ele foi expulso nas duas situações, não daria no mesmo manter os dois amarelos? Não. A suspensão nos próximos jogos por cartão vermelho direto é mais grave do que por dois amarelos.

São Paulo 1 x 1 Cruzeiro 
Duas penalidades não marcadas. Uma delas, o árbitro, mesmo vendo as imagens de vídeo, preferiu não marcar. Errou. Seria pênalti para o Cruzeiro, pois Anderson Martins tocou a bola com a mão. O movimento dele claramente foi de tentar bloquear a bola e para isso, projetou o corpo e o braço onde ela passaria. Na segunda penalidade não marcada, aparentemente nem o VAR viu. Foi um pisão de Dedé, do Cruzeiro, em Vitor Bueno. Uma jogada boba, que por não ter chamado a atenção, deve ter passado em branco na cabine.

Chapecoense 1 x 2 Palmeiras
Aqui, o VAR só acertou. Anulou corretamente o gol de Rildo da Chape, por impedimento. E acertou ao marcar a penalidade a favor da equipe catarinense, depois que Deyverson colocou a mão na bola dentro da área. Nesse lance, até o Felipão, que vive reclamando da arbitragem, concordou.

Mais uma de Neymar
Dessa vez, o assunto mais comentado no final de semana não foi o VAR. A polêmica é de novo ele, Neymar. Ele foi acusado de estupro e, para se defender, divulgou um vídeo exibindo a suposta troca de mensagens com a acusante. Não sei quem está certo ou quem está errado nessa história. Isso quem decide é a justiça. Mas acho muito grave tornar a acusação de estupro pública. Querendo ou não ele é um ídolo de uma geração. E, popularmente, uma suposição pode virar uma verdade. Se ele for culpado, ok. Juntem os fatos, provem e tomem as medidas. É justo que todos tomem conhecimento. Mas se ele for inocente, a acusação vai ficar para sempre marcada na história dele.

Seria melhor ter preservado todos os envolvidos. Vamos ver agora o que isso vai influenciar dentro de campo na Copa América e no grupo de jogadores. O torcedor certamente já está com saudade do que não viveu ainda.

Vai Brasil!
A Copa do Mundo Feminina vai começar! O Brasil estreia contra a Jamaica no dia 9 de junho, às 10:30. Não custa nada lembrar que os jogos serão transmitidos pela primeira vez pela TV aberta, na Rede Globo. E, logo ali, dia 14 de junho, já tem a Copa América. De uma coisa eu tenho certeza: não vai faltar futebol neste mês!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?