metropoles.com

Rosa Weber questiona governo sobre teto de gastos e coronavírus

Ministra do STF fez questionamento do âmbito de ação do PT contra a constitucionalidade do represamento dos gastos aprovado no governo Temer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Um despacho da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF) pede aos ministérios da Saúde e da Economia, à Secretaria do Tesouro e ao Conselho Nacional de Saúde informações sobre o impacto da Emenda Constitucional-95, do teto de gastos, no sistema de saúde durante a luta contra o coronavírus. A magistrada fixou um prazo de 30 dias para essas instituições explicarem os efeitos no combate ao coronavírus provocados pelo limite orçamentário implantado em 2017.

A ministra quer saber se há projeção da evolução do gasto público em saúde para os próximos exercícios financeiros, tendo em vista a necessidade de implementação de ações de combate à epidemia da Covid-19 e suas consequências estruturais.

Rosa Weber fez os questionamentos no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.715/DF, na qual o PT pede a suspensão da regra do teto de gastos por considerar que a Constituição não a permite. A Adi foi ajuizada no último dia 13 de março e Rosa Weber foi sorteada relatora.

O documento argumenta que, em 2019,  o valor aplicado na saúde pública foi cerca de R$ 9 bilhões menor do que seria devido caso não houvesse teto de gastos, medida implementada pelo governo de Michel Temer (MDB).

A ação do PT foi redigida pelo escritório Aragão e Ferraro Advogados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?