Léo Moraes é o novo líder do Podemos na Câmara dos Deputados
O deputado é o parlamentar mais jovem entre todos os líderes partidários com representação no Congresso Nacional
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Léo Moraes (RO) é o novo líder do Podemos na Câmara dos Deputados. A escolha foi feita por aclamação nesta terça-feira (11/02/2020). O parlamentar, que sucede o deputado José Nelto (GO) na liderança, vai comandar a bancada do partido durante todo o ano de 2020.
“Agradeço a confiança da presidente Renata Abreu e dos meus colegas. Será um grande desafio. Vamos dar sequência ao trabalho de protagonismo do Podemos na Câmara”, assegura o novo líder.
Conforme informações da própria Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Léo Moraes é o parlamentar mais jovem entre os líderes partidários com representação no Congresso Nacional.
Sobre a relação do Podemos com o Governo Federal, o deputado confirma que o partido manterá posição de independência.
“O Podemos atua com responsabilidade com o Brasil. Nossa prioridade é a população brasileira. Vamos manter essa independência para apoiar ou criticar o governo”, adianta o deputado.
Léo Moraes destaca que o Podemos ampliou sua bancada no Congresso Nacional e já é a segunda maior no Senado.
“Temos pautas que são bandeiras próprias do partido, são causas que defendemos. Não ficamos nesse debate de direita ou esquerda, optamos pelas causas, como é o caso do fim do foro privilegiado, a prisão em segunda instância e o fim dos privilégios”, reforça Léo Moraes.
História
Formado em Direito, Léo Moraes foi eleito vereador em Porto Velho (RO), em 2012. Dois anos depois, em 2014, chegou à Assembleia Legislativa para exercer o mandato de deputado estadual. Disputou a prefeitura de Porto Velho, em 2016, e foi eleito deputado federal, em 2018, com mais de 69 mil votos.
Autor de 35 projetos de lei na Câmara dos Deputados, Léo Moraes é também autor do requerimento que cria a CPI da Aneel. Na CCJ, foi relator da PEC que torna o crime de estupro imprescritível no Brasil.
Em 2019, foi premiado como o melhor parlamentar das regiões Norte e Nordeste, de acordo com o site Ranking dos Políticos, e se destaca no Parlamento como o deputado do Norte do país que mais economizou recursos públicos.