metropoles.com

Bolsonaro se cala sobre motim da PM e apoiadores chamam ato

Enquanto o presidente se cala sobre motim no Ceará, seus seguidores se mobilizam para protesto contra o Congresso e STF no dia 15 de março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Pelo comportamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de seus seguidores, conclui-se que a ideia da direita mais radical é apostar na instabilidade social a curto prazo. Sobre o motim de policiais militares no Ceará, movimento claramente inconstitucional, o sempre falante capitão ficou calado, como se não fosse uma grave ameaça à segurança pública.

A indisciplina contraria a doutrina da Forças Armadas. A politização na caserna levou ao golpe de 1964 e, para manter a ordem, a ditadura devolveu os militares aos quartéis. Ao calar-se sobre o motim, o presidente subverte nas PMs a hierarquia estabelecida pelos generais presidentes para as corporações fardadas. Isso não valia, claro, para os porões onde opositores eram torturados, mortos e desaparecidos.

Vale lembrar que Bolsonaro foi eleito com a promessa de melhorar a segurança dos brasileiros. O envio das FAs para a garantia da lei e da ordem no Ceará, evidentemente, atenua os efeitos do movimento ilegal sobre a população. Os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, se posicionaram contra a greve ilegal. Mas a semente da desordem está plantada no Ceará e em outros estados.

Nas redes sociais, bolsonaristas convocam a população para uma manifestação contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 15 de março. São estimulados pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, insatisfeito pelo poder dos parlamentares sobre a execução do orçamento. Este é o Brasil de nossos dias.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?