metropoles.com

Aumento de passagem aérea: deputado convocará presidente da Anac

A MP 863/18 aprovada em 2019 deveria estimular a maior concorrência entre empresas de aviação, o que deixaria as passagens mais baratas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gettyimages
Take off
1 de 1 Take off - Foto: Gettyimages

O consumidor que desejou viajar pelo Brasil pagou mais caro nas passagens aéreas durante o ano passado.  A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), registrou alta aproximada de 8% em 2019, o que teoricamente não deveria ter acontecido, já que no ano passado o Congresso Nacional votou a Medida Provisória 863/18, que foi apelidada de “MP das aéreas”.

Essa medida revogou dispositivos do Código Brasileiro de Aeronáutica, autorizando o aumento de capital estrangeiro nas companhias aéreas com sede no Brasil. A justificativa para a aprovação do texto, foi de que as passagens aéreas ficariam mais baratas, já que haveria maior concorrência entre empresas de aviação. Mas não foi o que aconteceu na prática.

De acordo com nota enviada pelo deputado federal José Nelto, não é possível dizer que a MP 863/18 apresentou os resultados esperados. “É um absurdo dizer que a passagem ficou mais barata no Brasil após a cobrança de bagagens. Sendo assim, não existem motivos para que se mantenha a regra em vigor. Existe uma discrepância notória entre o que se fora proposto à época e o que realmente aconteceu no decorrer do ano de 2019”, explica o parlamentar.

Para debater essa situação, o parlamentar vai convocar o Presidente da Anac, José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e o Secretário de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, para explicarem o que está acontecendo com o preço das passagens aéreas.

O motivo da alta nos preços
A suspensão das operações da empresa Avianca no Brasil, em maio do ano passado, provocou uma alta de 31,2% no preço das passagens para voos domésticos naquele mês, segundo dados da Anac. Em junho, um novo aumento, de 34,6%. Os dados da agência mostram ainda que somente no final de 2019 houve registro de queda no preço das passagens. Vale, contudo, ressaltar, que a queda se deu por uma normalização do cenário diante a saída da Avianca do mercado de aviação brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?