Xixi preto: sintoma já tinha afetado influenciadora após treino
Treino intenso foi a causa. Corredor de rua também apresentou sintoma em prova antes de morrer nesta quarta-feira (24/1)
atualizado
Compartilhar notícia
O caso de um corredor de rua que morreu após uma prova em Caruaru, no agreste de Pernambuco, chamou atenção. Dorgival Celerino do Nascimento, de 50 anos, faleceu nesta quarta (24/1). No domingo (21/1), ele estava participava de uma corrida de rua, quando se sentiu mal e precisou ser internado. Um dos sinais apresentados por Dorgival foi xixi preto, que é um dos sintomas da rabdomiólise. No ano passado, uma história semelhante comoveu a internet.
O caso aconteceu com a a influenciadora Kamila Rigobeli, em novembro de 2023. Ela participou de uma aula experimental de spinning e sofreu o efeito tóxico do exercício intenso. Em um vídeo postado nas redes sociais, Kamila conta que foi à atividade com uma amiga e sentiu desconforto logo em seguida. Ela precisou ser amparada pela colega. Nos dias seguintes, teve muita dor. Ela decidiu procurar o hospital depois de perceber que sua urina ficou preta. Kamila foi diagnosticada com rabdomiólise.
Em 2019, na China, duas adolescentes também foram hospitalizadas com sintomas da rabdomiólise, incluindo xixi preto. Elas procuraram ajuda médica depois de realizarem mil agachamentos cada uma.