metropoles.com

Seleção feminina de vôlei exalta Pré-Olímpico antes de estreia

Em torneio que definirá participantes das Olimpíadas do ano que vem, em Tóquio, Brasil terá Camarões como primeiro desafio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FIVB/Divulgação
Brasil, vôlei, Liga das nações
1 de 1 Brasil, vôlei, Liga das nações - Foto: FIVB/Divulgação

Em sua primeira competição depois de ter faturado o vice-campeonato da Liga das Nações, encerrada no último dia 7, na China, a Seleção Brasileira feminina de vôlei fará nesta quinta-feira (01/08/2019), às 14h15, contra Camarões, a sua estreia no Pré-Olímpico, torneio de tiro curto cujo grupo do Brasil será realizado em Uberlândia (MG).

A competição ocorrerá no ginásio do Sabiazinho, onde o time nacional terá a chance de assegurar vaga na Olimpíada de Tóquio-2020. Após este confronto, as anfitriãs terão pela frente o Azerbaijão na sexta-feira (02/08/2019), também às 14h15, e fecharão a sua campanha diante da República Dominicana no sábado, às 10h.

A seleção líder deste grupo, disputado em turno único, vai assegurar um lugar nos Jogos Olímpicos. Favorita a conquistar este objetivo, tendo em vista o nível técnico superior em relação aos seus modestos rivais e o fato de jogar em casa, a equipe comandada por José Roberto Guimarães exaltou o peso deste torneio.

“Esse é o campeonato mais importante do ano. Tivemos uma derrota para a República Dominicana na Liga das Nações e vamos enfrentá-las novamente. Sabemos que não será fácil e nos preparamos bem para essa competição. Temos o costume de jogar em Uberlândia e isso será positivo para o nosso grupo. Esperamos que a torcida faça a diferença. Vamos estrear contra Camarões, uma equipe que tem evoluído a cada ano. Queremos muito essa classificação para Tóquio e vamos em busca desse objetivo”, disse nesta quarta-feira (31/07/2019) a ponteira Gabi, que foi eleita para o time ideal da última Liga das Nações, assim como aconteceu com a levantadora Macris e a central Bia.

Macris, por sua vez, lembrou que atuou pelo Minas no ginásio do Sabiazinho nas finais da última edição da Superliga, na qual o seu time se sagrou campeão ao bater o Praia Clube na série decisiva, encerrada no fim de abril. E ela exibiu confiança em um bom desempenho da seleção nesta competição em Uberlândia.

“Temos que ter muita atenção com tudo, principalmente do nosso lado. Estamos em um bom momento e acredito que vamos fazer um excelente Pré-Olímpico. Joguei no Sabiazinho na final da última Superliga e tenho boas lembranças. O fato de termos chegado na sexta-feira também ajudou na nossa adaptação para fazermos uma boa competição”, disse.

O técnico José Roberto Guimarães, assim como Gabi, enalteceu este torneio em solo mineiro, embora o evento esteja longe de figurar entre os mais importantes do calendário do vôlei feminino mundial.

“A Liga das Nações serviu de preparação para o Pré-Olímpico. Vivemos um momento único e temos que estar com o time todo bem. Vamos enfrentar três equipes. A República Dominicana é treinada pelo Marcos Kwiek, que tem feito bons resultados nas últimas competições e conta com ótimas atacantes. O Azerbaijão também inspira cuidados e Camarões está um pouco abaixo dos outros dois”, ressaltou o treinador, para depois enfatizar que o evento em Uberlândia foi colocado em primeiro plano no planejamento da seleção para 2019. “Esse é o momento que define uma classificação olímpica. Nosso foco desde o início da preparação foi esse Pré-Olímpico”, reforçou.

Além de Macris e Gabi, o Brasil conta nesta competição com a levantadora Roberta, as opostas Tandara, Lorenne e Paula Borgo, as centrais Bia, Mara, Carol e Mayany, as ponteiras Natália e Amanda e ainda as líberos Léia e Suelen.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?