metropoles.com

Mundial de vôlei: Holanda surpreende e lidera destaque das oitavas

Por outro lado, Cuba e Argentina entram na lista de decepções da primeira fase da competição mundial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/VolleyballWorld
Seleção Brasileira de vôlei
1 de 1 Seleção Brasileira de vôlei - Foto: Divulgação/VolleyballWorld

A fase de grupos do Campeonato Mundial de Vôlei masculino chegou ao fim na última quarta-feira (31/8) e definiu as 16 seleções que avançaram para as oitavas de final da competição. Agora, os times restantes tentam sobreviver ao mata-mata.

Utilizando o critério de passar as duas melhores equipes de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados, a primeira etapa eliminatória contará com Polônia, Tunísia, Estados Unidos, Turquia, Argentina, Sérvia, Brasil, Irã, Alemanha, Eslovênia, Holanda, Ucrânia, Cuba, Itália, França e Japão.

Destaques, decepções e o esperado

A seleção da Holanda brilhou na fase de grupos e conseguiu se classificar em 1º lugar na sua chave. O Grupo F, que também contava com Irã e Argentina, não colocava os holandeses como favoritos para a liderança. Entretanto, com o oposto Nimir Abdel-Aziz liderando as estatísticas de maior pontuador e eficiência ofensiva.

Os turcos também trouxeram uma atuação que ultrapassou o esperado. Eliminando o Canadá, que não contou com Perrin, a seleção da Turquia se classificou em 2ª posição e tenta alcançar um desempenho que se aproxime daquele que é mostrado pela seleção feminina do país. Já nas oitavas, apesar de terem se despedido da competição, deram trabalho para os Estados Unidos com um jogo de cinco sets.

Nas decepções, o primeiro time a ser citado é o argentino. Chegando a quase ser eliminada na fase classificatória, a Argentina fez três jogos que terminaram no tie-break. Apesar de terem conquistado o bronze nas Olimpíadas de Tóquio, a equipe sul-americana precisou jogar a vida contra o Egito para continuar vivo na competição.

Cuba também entra na lista de resultados aquém do esperado. Entretanto, o motivo pode ser a expectativa colocada no elenco. Depois de alcançar o título da Challenger Cup e da Copa Pan-Americana, as projeções eram de que o time cubano fosse trazer mais resistência para os adversários. Os cubanos acabaram eliminados pela Itália nas oitavas.

Itália, Polônia e França, por outro lado, apresentaram um desempenho quase “obrigatório”. Garantindo a classificação na liderança de suas chaves, os times ganharam pelo menos dois dos três jogos por 3 x 0.

O Brasil também liderou o Grupo B, mas levou um susto em sua estreia contra Cuba. Agora, tenta avançar nas eliminatórias.

Programação

Eslovênia e Itália foram as primeiras classificadas para as quartas de final. Nesse sábado (3/9), os times ganharam de Alemanha e Cuba, respectivamente, e esperam seus adversários. Em seguida, no domingo (4/9), Polônia e Estados Unidos também garantiram vaga nas quartas após eliminarem Tunísia e Turquia. As seleções se enfrentam na próxima etapa.

Nesta segunda-feira (5/9), Holanda e Ucrânia entram em quadra às 12h30 e o vencedor jogará contra Eslovênia na fase seguinte. Já França e Japão jogam às 16h e disputam com os italianos por uma vaga na semi.

Sérvia e Argentina disputarão a classificação na terça-feira (6/9). O ganhador do confronto espera a definição do duelo entre Brasil e Irã, que fecham o último dia de jogos das oitavas de final.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?