Mundial de vôlei: Holanda surpreende e lidera destaque das oitavas
Por outro lado, Cuba e Argentina entram na lista de decepções da primeira fase da competição mundial
atualizado
Compartilhar notícia
A fase de grupos do Campeonato Mundial de Vôlei masculino chegou ao fim na última quarta-feira (31/8) e definiu as 16 seleções que avançaram para as oitavas de final da competição. Agora, os times restantes tentam sobreviver ao mata-mata.
Utilizando o critério de passar as duas melhores equipes de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados, a primeira etapa eliminatória contará com Polônia, Tunísia, Estados Unidos, Turquia, Argentina, Sérvia, Brasil, Irã, Alemanha, Eslovênia, Holanda, Ucrânia, Cuba, Itália, França e Japão.
Destaques, decepções e o esperado
A seleção da Holanda brilhou na fase de grupos e conseguiu se classificar em 1º lugar na sua chave. O Grupo F, que também contava com Irã e Argentina, não colocava os holandeses como favoritos para a liderança. Entretanto, com o oposto Nimir Abdel-Aziz liderando as estatísticas de maior pontuador e eficiência ofensiva.
Os turcos também trouxeram uma atuação que ultrapassou o esperado. Eliminando o Canadá, que não contou com Perrin, a seleção da Turquia se classificou em 2ª posição e tenta alcançar um desempenho que se aproxime daquele que é mostrado pela seleção feminina do país. Já nas oitavas, apesar de terem se despedido da competição, deram trabalho para os Estados Unidos com um jogo de cinco sets.
Nas decepções, o primeiro time a ser citado é o argentino. Chegando a quase ser eliminada na fase classificatória, a Argentina fez três jogos que terminaram no tie-break. Apesar de terem conquistado o bronze nas Olimpíadas de Tóquio, a equipe sul-americana precisou jogar a vida contra o Egito para continuar vivo na competição.
Cuba também entra na lista de resultados aquém do esperado. Entretanto, o motivo pode ser a expectativa colocada no elenco. Depois de alcançar o título da Challenger Cup e da Copa Pan-Americana, as projeções eram de que o time cubano fosse trazer mais resistência para os adversários. Os cubanos acabaram eliminados pela Itália nas oitavas.
Itália, Polônia e França, por outro lado, apresentaram um desempenho quase “obrigatório”. Garantindo a classificação na liderança de suas chaves, os times ganharam pelo menos dois dos três jogos por 3 x 0.
O Brasil também liderou o Grupo B, mas levou um susto em sua estreia contra Cuba. Agora, tenta avançar nas eliminatórias.
Programação
Eslovênia e Itália foram as primeiras classificadas para as quartas de final. Nesse sábado (3/9), os times ganharam de Alemanha e Cuba, respectivamente, e esperam seus adversários. Em seguida, no domingo (4/9), Polônia e Estados Unidos também garantiram vaga nas quartas após eliminarem Tunísia e Turquia. As seleções se enfrentam na próxima etapa.
Nesta segunda-feira (5/9), Holanda e Ucrânia entram em quadra às 12h30 e o vencedor jogará contra Eslovênia na fase seguinte. Já França e Japão jogam às 16h e disputam com os italianos por uma vaga na semi.
Sérvia e Argentina disputarão a classificação na terça-feira (6/9). O ganhador do confronto espera a definição do duelo entre Brasil e Irã, que fecham o último dia de jogos das oitavas de final.