metropoles.com

Liga das Nações: seleções femininas de vôlei lutam por vaga em final

Brasil, Sérvia, Itália e Turquia protagonizam os duelos da semifinal da competição e buscam por título inédito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wander Roberto/Inovafoto/CBV
Seleção Feminina de vôlei
1 de 1 Seleção Feminina de vôlei - Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

A Seleção Brasileira se junta a outras três seleções para disputar as semifinais da Liga da Nações neste sábado (16/7).

O torneio, que contou com 16 países, iniciou sua fase final na modalidade feminina na última quarta-feira (13/7), em Ankara, na Turquia. A etapa recebeu o Brasil, China, Estados Unidos, Itália, Japão, Sérvia, Tailândia e a própria Turquia para as quartas de final. As turcas eliminaram as seleções chinesa, estadunidense, japonesa e tailandesa.

Agora, as quatro equipes remanescentes buscam vaga na final para conquistar um título inédito, uma vez que as americanas eram as únicas que haviam conquistado o ouro na competição, nas edições de 2018, 2019 e 2021.

Brasil x Sérvia

O Brasil superou o Japão, no primeiro confronto decisivo da etapa, por 3 x 1 e o jogo aconteceu da maneira que era esperada: com emoção, viradas importantes, raça e energia.

O duelo, entretanto, não foi só físico. A preparação mental foi um detalhe importante, uma vez que as japonesas quase nunca deixam a bola cair e forçam um ataque criativo das rivais. Apesar de quase não ver um ponto sendo feito sem tocar em alguma jogadora do Japão, foi possível ver a evolução e o entrosamento do Brasil nos fundamentos principais do vôlei.

O Brasil começou a partida bem e garantiu os dois primeiros sets de maneira dramática. Com o bom volume de jogo das adversárias, viu o terceiro set escapar e precisou se recuperar no quarto set, quando fechou o jogo e se classificou para a semifinal. A ponteira Gabi Guimarães, capitã da equipe, foi a maior pontuadora da partida com 23 pontos.

Agora, as brasileiras encaram a Sérvia, que conseguiram um feito inédito na competição: eliminar os Estados Unidos.

O jogo entre as duas seleções, que aconteceu logo depois da vitória do Brasil, contou com cinco sets e deu moral para o time europeu, que veio para o torneio sem Tijana Boskovic, Maja Ognjenovic e Milena Rasic, os três maiores nomes do esporte do país.

A Sérvia conseguiu se manter a frente no placar em praticamente toda a partida. Entretanto, a quantidade de erros e as escolhas na escalação e nas substituições fez a diferença. Foi no início do quinto set, com o saque, que as europeias conseguiram garantir uma vantagem que foi administrada até o fim. O resultado foi a classificação e a eliminação inédita das favoritas ao título.

Brasil e Sérvia entram em quadra neste sábado (16/7), às 9h. O SporTV transmite a partida.

Itália x Turquia

A Itália conquistou sua vaga na semifinal na quinta-feira (14/7), depois de superar a China por 3 x 1.

Com 36 pontos, a oposta Paola Egonu deu o nome na partida e liderou a vitória para a sua seleção. O espetáculo deu uma prévia do que está por vir nesta próxima temporada de clubes, uma vez que a italiana fechou contrato com o time turco Vakifbank.

A China, entretanto, não demonstrava que seria desclassificada do torneio. Iniciando os sets de maneira animadora, as chinesas abriram vantagem no começo das parciais, mas não conseguiram segurar a Itália atrás no placar por muito tempo.

As chinesas conseguiram superar a Azzurra no terceiro set, mas as italianas não tiveram mais paciência de prolongar a partida. Trazendo um quarto set equilibrado, a China se viu na frente pela última vez até o 17º ponto, quando as adversárias viraram e se classificaram para a semifinal.

O próximo confronto será contra as turcas, que jogam em casa nessa fase final e passaram pela Tailândia na primeira decisão, por 3 x 1.

Perdendo o primeiro set para uma equipe que não era favorita nem de chegar à etapa final, a Turquia precisou se reencontrar dentro de quadra depois do susto inicial.

Utilizando a torcida à favor e os 17 pontos da central e capitã Eda Erdem, as turcas conseguiram burlar a linha de recepção e o sistema defensivo das tailandesas com um bom saque. A raça foi retomada e, aproveitando os erros das adversárias, a Turquia conseguiu recolocar suas principais jogadoras no jogo.

A disputa até chegou a ser mais apertada no último set, mas as turcas não se abalaram e conseguiram conquistar a tão desejada vaga para as semis.

Itália e Turquia entram em quadra neste sábado (16/7), às 12h30. O SporTV transmite a partida.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?