Liga das Nações: Seleção masculina de vôlei se prepara para fase final
Após perder duas posições no ranking de seleções, o Brasil busca se reorganizar dentro de quadra para voltar a apresentar um bom voleibol
atualizado
Compartilhar notícia
Agora, a Seleção descansa durante a semana para voltar às quadras no dia 20 de julho, em Bolonha, na Itália. A fase final da competição conta com oito seleções, que disputam as quartas de final, semifinais e final. Além do Brasil, Itália, Estados Unidos, França, Polônia, Japão, Holanda e Irã participam da última etapa. Os brasileiros encaram os americanos.
Início conturbado
Chegando à competição como atuais campeões e favoritos a conquistar o bicampeonato, o Brasil iniciou longe do que era esperado para o elenco. A Seleção, que conta com estrelas de nível internacional, como Bruninho, Lucarelli e Leal, não conseguiu se organizar dentro de quadra e apresentou um desempenho irreconhecível.
O técnico Renan Dal Zotto passou a ser, inclusive, bastante criticado pelos torcedores. Durante as duas primeiras semanas de jogos, ele foi questionado sobre as escalações e, principalmente, a escolha nas substituições durante as partidas. A problemática ficou ainda mais escancarada no jogo contra a França: Renan decidiu deixar alguns titulares no banco e colocar reservas, que não tiveram grande rotação durante o campeonato.
Com derrotas inéditas, além daquelas contra rivais conhecidos, a Seleção perdeu a liderança do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) depois de 19 anos. A posição, entretanto, caiu novamente para 3º depois da derrota para a seleção francesa. Agora, o Brasil fica atrás da Polônia e da própria França na lista.
Apesar de esta ter sido a pior campanha brasileira durante a primeira fase da competição, o esperado é que o time consiga se reorganizar nesse tempo de descanso e mostrar um desempenho parecido com o apresentado na segunda e terceira semanas de jogos. Nas situações, o Brasil venceu três dos quatro rivais.
Seleção Feminina
A Seleção Brasileira feminina também está na fase final da competição, que começa no dia 13 de julho, em Ankara, na Turquia.
Apesar conseguirem a classificação em 2º lugar, as brasileiras encaram o Japão, o 6º colocado. Isso acontece pela Turquia garantir a liderança da tabela, uma vez que é o país sede da etapa.
O Brasil garantiu 10 vitórias em 12 jogos e vem administrando bem as renovações e mudanças dentro do elenco. O técnico Zé Roberto Guimarães soube fazer boas escalações e substituições, rodando o time na medida do possível e dando oportunidades para as jogadoras mais jovens.
Liderada pela craque Gabi Guimarães, a Seleção espera ter, nas quartas de final, um desempenho superior aos amistosos realizados antes do início da competição. Apesar de não contarem com algumas atletas importantes, as brasileiras não conseguiram segurar as japonesas e perderam os dois jogos de teste.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!