metropoles.com

Clubes decidem parar Superliga masculina; Feminina é encerrada

No feminino, os 12 times formaram maioria para encerrar o torneio agora, sem ter um campeão declarado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

As 24 equipes da Superliga de vôlei tiveram uma reunião via videoconferência com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e decidiram seguir rumos opostos para o andamento da competição, diante do cenário de pandemia do coronavírus. No feminino, os 12 times formaram maioria para encerrar o torneio agora, sem ter um campeão declarado. Já no masculino, as 12 equipes optaram pela paralisação no momento e que a conversa será retomada em um mês

“A CBV entende que a melhor decisão neste momento seria encerrar a competição, mas, como sempre, foi colocado em votação e por 10 a 3 venceu a opção de nos reunirmos novamente daqui a um mês para debater o assunto mais uma vez. Enquanto isso, a Superliga Banco do Brasil masculina 19/20 segue paralisada”, disse Renato D´Avila, superintendente de competições quadra da CBV.

Sada Cruzeiro (MG) e Vôlei Renata (SP) apresentaram a proposta aprovada e entre as equipes somente o EMS Taubaté Funvic e o Pacaembu/Ribeirão votaram contra, além da Comissão de Atletas, que também tem direito a voto. Essa decisão ocorre em um momento no qual clubes passam por dificuldades financeiras e alguns estão com salários atrasados.

No feminino, seis clubes e a Comissão de Atletas votaram pelo fim do campeonato, enquanto dois votos pediam a permanência da competição – Itambé/Minas e Sesi Vôlei Bauru. Com a decisão final, o campeonato foi encerrado, respeitando a atual classificação, mas sem definir o campeão da temporada.

“Mais uma vez colocamos nossa opinião, pelo fim do campeonato visando ao bem de todos os envolvidos, e demos direito de voto aos clubes. A maioria demonstrou pensar como a CBV e está decretado o fim desta temporada”, afirmou Renato D’Ávila.

Técnico do São Paulo/Barueri, da Superliga feminina, José Roberto Guimarães, exaltou a decisão de encerrar o campeonato sem um campeão. “Diante do quadro que se apresenta, com muita incerteza e insegurança no que diz respeito à saúde, acredito que a decisão tomada foi a melhor possível. É um momento difícil e complicado. O melhor que temos a fazer é acatar as orientações da Organização Mundial de Saúde, e essa entidade é muito clara ao determinar que todos os que puderem devem se recolher em seus lares.”

Ranking
Além do encerramento da Superliga feminina, a maioria das equipes decidiu pelo fim do ranking para a temporada 2020/21 da competição (por 7 a 4) e que o número limite de contratações de estrangeiras aumentou para três atletas (por 6 a 5). A votação anterior tinha gerado polêmica, pois dos clubes que não estavam presentes não tiveram os votos por e-mail considerados, mas a CBV promoveu uma nova votação e agora o resultado será aplicado para a próxima temporada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?