metropoles.com

Clube processa jogadora grávida por “não informar intenção de ser mãe”

Lara Lugli sofreu um aborto espontâneo cerca de um mês após comunicar o Volley Pordenone da sua gravidez

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Lara Lugli
1 de 1 Lara Lugli - Foto: Arquivo pessoal

Lara Lugli, ex-jogadora do Volley Pordenone em 2018/19, teve seu contrato rescindido com o clube, em março de 2019, depois de anunciar gravidez, sofreu um aborto espontâneo após cerca de um mês e agora briga na justiça com o Pordenone. O clube processa a italiana por perdas e danos consequentes de sua gravidez e por ela não ter avisado que “tinha intenção de ser mãe”.

A equipe argumenta que Lara deveria ter informado o desejo de engravidar e, ao omitir esse detalhe, ela “violou a boa fé contratual”. Quando a atleta exigiu que recebesse seu salário de fevereiro e não recebeu, foi o pontapé para o caso ir parar na justiça. Lara falou sobre o caso nas redes socias:

“Se uma mulher engravidar, ela não pode fazer mal a ninguém e não deve compensar ninguém por isso. Meu parceiro e eu sofremos o único dano por nossa perda (o aborto), e todo o resto é tédio e baixeza de espírito”, disse. Laura Boldrini, deputada do Partido Democrata, pediu para que o caso fosse investigado.

Em carta ao Primeiro Ministro italiano, Mario Draghi, e ao Presidente do Comitê Olímpico Italiano, Giovanni Malagò, a Associação Nacional de Atletas do país questionou “o que pretendem fazer para acabar com a vergonhosa situação a que as mulheres italianas estão expostas, como o caso da atleta Lara Lugli”.

“Este caso é emblemático porque mostra que a iniquidade da condição feminina no trabalho esportivo é tão internalizada que não só é considerada correta como anula completamente um contrato legítimo (…) Nesta iniciativa inescrupulosa reside o verdadeiro escândalo cultural do nosso país, que chegou a nublar a consciência dos empregados do trabalho desportivo, a ponto de esquecer quais são os direitos fundamentais das pessoas”, constou a associação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?