Brasil bate a Itália e fecha a trinca em Brasília
Brasileiros superam primeiro set ruim para alcançar a 14ª vitória em 15 jogos na Liga das Nações
atualizado
Compartilhar notícia
A Seleção Brasileira masculina de vôlei deixará Brasília sem conhecer o gosto amargo da derrota. Na noite deste domingo (30/06/2019), o Brasil bateu a Itália por 3 sets a 1 (26/28, 25/22, 25/18 e 25/18) e conquistou a terceira vitória em três jogos atuando no Ginásio Nilson Nelson. Foi o último compromisso das duas equipes na primeira fase da Liga das Nações. O Brasil, agora, se prepara para a fase final, em Chicago (EUA), a partir do dia 10 de julho. Os italianos estão eliminados da competição.
O público que lotou as arquibancadas do Ginásio Nilson Nelson neste domingo deve ter tomado um susto com o volume de jogo apresentado pela Itália. O time, que até então perdera os dois jogos na capital federal, dominou o primeiro set. Sem se incomodar com o barulho dos torcedores, os italianos chegaram a ter três pontos de vantagem em alguns momentos do primeiro set. Correndo atrás praticamente desde o primeiro ponto da parcial, o Brasil mostrou controle emocional para não deixar a Itália sobrar no placar. Pouco a pouco, os brasileiros controlaram as ações ofensivas e defensivas, para conquistar a virada no 19/18. Daí em diante, a partida ficou muito equilibrada. Os italianos precisaram de três set points antes de fechar a primeira parcial em apertados 28/26.
O Brasil vencia o segundo set por 3/2 quando Mauricio Souza caiu errado ao atacar uma bola e teve de sair de quadra amparado pelos companheiros. Após deixar a quadra, o central de 2,11m passou parte do segundo set com o pé para cima. Em quadra, os brasileiros seguiram com dificuldades. A Itália endureceu o jogo e passou a mandar na partida. Curiosamente, o Brasil assumiu o controle depois de mais uma atuação da torcida. Pouco antes de um ponto, o sistema de som, a exemplo do que ocorrera nas outras duas partidas, tocou Evidências, de Chitãozinho e Xororó. A empolgação da torcida contagiou os jogadores, que, em um erro de saque dos italianos, fechou o set em 25/22. Tão logo terminou a parcial, Mauricio Souza deixou a quadra carregado pelo também central Lucão e por um membro da comissão técnica do Brasil.
Se nos dois primeiros sets os comandados precisaram tirar leite de pedra para conquistar cada ponto, o mesmo não ocorreu na terceira parcial. Com amplo domínio desde o início do terceiro set, o Brasil não deu chances para a Itália. Os europeus pareciam tão entregues que, em dado momento do jogo, chegaram a atacar uma bola direto nas placas de publicidade. Apesar de alguns erros cometidos no decorrer do set, o Brasil não foi ameaçado em momento algum e, soberano, fechou o terceiro set com vitória por 25/18.
O quarto set teve enredo parecido com o terceiro. O Brasil começou bem a parcial e dominou o jogo desde o início do set. Empurrado pela torcida, que não parou de apoiar a seleção em momento algum, e vibrou a cada rally vencido pelos brasileiros, o Brasil caminhou tranquilamente para a vitória no set por 25/18 e no jogo por 3 x 1.
“A gente começou o jogo mal, errando um pouco, mas aos poucos a gente entendeu o jogo da Itália. Era uma partida que não mudaria nada para nós na classificação, mas a gente meio que devia essa vitória à torcida, que veio e fez uma grande festa”, pontuou Lucarelli.
França vence a segunda
Já classificada para a fase final, a França venceu a segunda partida em Brasília nesta etapa da Liga das Américas. Fechando a participação na primeira fase do torneio, os franceses, que vieram à capital federal sem Earvin N’Gapeth, bateram o Canadá por 3 x 0 (25/22, 28/26 e 25/23).