Visando Mundial, Brasil disputa Pan-Americano de ginástica artística
A competição dará quatro vagas por equipe e seis vagas pelo individual geral, com limite de dois atletas por país, para o Mundial
atualizado
Compartilhar notícia
O Campeonato Pan-Americano de ginástica artística começa nesta quinta-feira (14/7), no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, e é um dos eventos classificatórios organizados pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) para definir quem participará do Campeonato Mundial que acontece no final de outubro, em Liverpool, Inglaterra.
O campeonato, que reunirá os melhores atletas da modalidade do continente, dará quatro vagas por equipe e seis vagas pelo individual geral, com limite de dois atletas por país, para o Mundial. Serão 469 atletas participantes no Pan, incluindo estrelas brasileiras conhecidas, como Rebeca Andrade, Arthur Nory, Caio Souza e Arthur Zanetti.
Atletas brasileiros
A medalhista olímpica Rebeca Andrade irá marcar presença na competição, porém não vai competir no solo. A decisão foi tomada em conjunto com a comissão técnica a fim de poupar o joelho da atleta, que deve participar dos outros três aparelhos para buscar a classificação por equipes.
A expectativa do público pela conhecida apresentação da ginasta ao som de Baile de Favela, entretanto, será suprida pelas outras atletas brasileiras: Flávia Saraiva, Julia Soares, Carolyne Pedro e Christal Bezerra disputarão o aparelho. Lorraine Oliveira é o último nome que completa o time feminino.
Já pelo masculino, Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Leonardo Matheus de Souza e Lucas Bittencourt compõe a equipe. O campeonato marca o retorno de Zanetti, medalhista olímpico em Londres e no Rio, às competições internacionais, uma vez que operou o ombro depois das Olimpíadas de Tóquio.
“Vai ser um enorme prazer competir no Pan, retornar às competições internacionais. A última foi em Tóquio. Depois disso, tive de fazer uma cirurgia no meu ombro. Este ano, competi no Troféu Brasil e no Campeonato Paulista. Essa vai ser minha primeira competição internacional, então estou bem animado. O planejamento está indo bem, ainda não 100% fisicamente, nem é o período de estar 100%. Geralmente, a gente está 100% na competição principal, que vai ser o Mundial, mas vamos dizer que temos uns 85%, 90% já, então é uma boa margem”, afirma ele.
Os ginastas Jade Barbosa e Francisco Barretto Junior não participarão do Pan por conta de lesões.
Os 469 atletas inscritos representarão mais de 20 países americanos, entre eles os Estados Unidos. Esta é a competição que marca o início do ciclo olímpico que visa Paris 2024 para o Brasil, que também está de olha nas vagas para o Mundial deste ano. O campeonato em Liverpool classifica quatro países no masculino e cinco no feminino para as próximas Olimpíadas.
O Pan-Americano de ginástica artística vai até o próximo domingo (17/7) e será transmitido gratuitamente pelo Canal Olímpico do Brasil, em parceria com a NSports, e pelo SporTV.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!