metropoles.com

Visando Mundial, Brasil disputa Pan-Americano de ginástica artística

A competição dará quatro vagas por equipe e seis vagas pelo individual geral, com limite de dois atletas por país, para o Mundial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valery SharifulinTASS via Getty Images
Rebeca Andrade se classificou para três finais na Ginástica
1 de 1 Rebeca Andrade se classificou para três finais na Ginástica - Foto: Valery SharifulinTASS via Getty Images

O Campeonato Pan-Americano de ginástica artística começa nesta quinta-feira (14/7), no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, e é um dos eventos classificatórios organizados pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) para definir quem participará do Campeonato Mundial que acontece no final de outubro, em Liverpool, Inglaterra.

O campeonato, que reunirá os melhores atletas da modalidade do continente, dará quatro vagas por equipe e seis vagas pelo individual geral, com limite de dois atletas por país, para o Mundial. Serão 469 atletas participantes no Pan, incluindo estrelas brasileiras conhecidas, como Rebeca Andrade, Arthur Nory, Caio Souza e Arthur Zanetti.

Atletas brasileiros

A medalhista olímpica Rebeca Andrade irá marcar presença na competição, porém não vai competir no solo. A decisão foi tomada em conjunto com a comissão técnica a fim de poupar o joelho da atleta, que deve participar dos outros três aparelhos para buscar a classificação por equipes.

A expectativa do público pela conhecida apresentação da ginasta ao som de Baile de Favela, entretanto, será suprida pelas outras atletas brasileiras: Flávia Saraiva, Julia Soares, Carolyne Pedro e Christal Bezerra disputarão o aparelho. Lorraine Oliveira é o último nome que completa o time feminino.

Já pelo masculino, Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Leonardo Matheus de Souza e Lucas Bittencourt compõe a equipe. O campeonato marca o retorno de Zanetti, medalhista olímpico em Londres e no Rio, às competições internacionais, uma vez que operou o ombro depois das Olimpíadas de Tóquio.

“Vai ser um enorme prazer competir no Pan, retornar às competições internacionais. A última foi em Tóquio. Depois disso, tive de fazer uma cirurgia no meu ombro. Este ano, competi no Troféu Brasil e no Campeonato Paulista. Essa vai ser minha primeira competição internacional, então estou bem animado. O planejamento está indo bem, ainda não 100% fisicamente, nem é o período de estar 100%. Geralmente, a gente está 100% na competição principal, que vai ser o Mundial, mas vamos dizer que temos uns 85%, 90% já, então é uma boa margem”, afirma ele.

Os ginastas Jade Barbosa e Francisco Barretto Junior não participarão do Pan por conta de lesões.

Os 469 atletas inscritos representarão mais de 20 países americanos, entre eles os Estados Unidos. Esta é a competição que marca o início do ciclo olímpico que visa Paris 2024 para o Brasil, que também está de olha nas vagas para o Mundial deste ano. O campeonato em Liverpool classifica quatro países no masculino e cinco no feminino para as próximas Olimpíadas.

O Pan-Americano de ginástica artística vai até o próximo domingo (17/7) e será transmitido gratuitamente pelo Canal Olímpico do Brasil, em parceria com a NSports, e pelo SporTV.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?