Vila Dimas conquista título inédito no Torneio Arimatéia de Futsal
Em um dia recheado de grandes jogos, chegou ao fim a 41ª edição do Torneio Arimatéia de Futsal, com direito a título inédito do Vila Dimas
atualizado
Compartilhar notícia
No domingo (7/1), a quadra de futsal do Taguaparque, em Taguatinga, recebeu mais uma vez o tradicional Torneio Arimatéia, o maior campeonato de futsal da capital federal e considerado também o maior certame da América Latina da modalidade.
Essa foi a edição de número 41 da competição, que começou no dia 17 de dezembro e contou com 12 categorias, desde o sub-7 até a categoria principal. As finais contaram com mais de cinco mil pessoas, um dos maiores públicos da história.
O Arimatéia não era realizado há três anos devido à falta de recursos financeiros, principalmente após a pandemia da covid.
No jogo mais esperado, a última final do dia pela categoria principal, a equipe do Vila Dimas conquistou seu primeiro título na história da competição com uma vitória de virada , em um jogo de muita emoção, que só foi definido nos pênaltis.
Confira como foi a partida:
Primeiro Tempo
O jogo começou com bastante equilíbrio e muito truncado. A primeira grande chance veio com o Vila Dimas, aos dois minutos. Luizinho cobrou falta exigindo grande defesa do goleiro Talles. Mas na primeira jogada ofensiva dos Creyssons, aos quatro minutos, a equipe abriu o placar. Willian avançou pela esquerda e soltou a bomba de canhota para fazer o primeiro.
Após o gol a equipe dos Creyssons recuou mais e chamou o adversário, que passou a ter mais posse em sua quadra e ter as melhores oportunidades, mas sem conseguir o empate.
E se o Vila Dimas não conseguia o seu gol, os Creyssons se mostraram muito efetivos e no segundo chute ao gol, conseguiram ampliar o placar aos 13 minutos. Saída errada da zaga do Vila Dimas, e a bola ficou com Rafa, que pisou e bateu para aumentar o placar, 2×0.
O Vila Dimas seguiu com mais posse e chegando mais no ataque, mas a equipe parava nas boas defesas do goleiro Talles. Os Creyssons só melhoraram e passaram a chegar mais a quadra adversária no final da primeira etapa, com duas chances seguidas do goleiro Talles. Na última chance do primeiro tempo, a equipe dos Creyssons quase amplia, Willian aproveitou a roubada de bola e saiu livre com o goleiro, mas acabou finalizando para fora.
Segundo Tempo
O Vila Dimas voltou mantendo a pressão no ataque, e buscando diminuir o placar. A primeira chance da segunda etapa foi deles aos dois minutos. Thiaguinho fez boa jogada pela direita e finalizou no alto, a bola bateu na junção da trave e saiu.
A pressão do Vila Dimas teve resultado aos cinco minutos. Leozinho recebeu na direita, deu um drible de corpo desconcertante e na saída do goleiro deu uma cavadinha para fazer o primeiro da equipe, um golaço, que deixou o placar em 2×1.
Aos oito minutos o empate só não veio por um milagre impressionante do goleiro Talles. Leozinho recebeu a bola de Churrasco e fez o pivô, conseguindo o giro e uma finalização a queima roupa que parou em uma defesaça de Talles que evitou o empate.
Aos 12 minutos outra grande chance do Vila Dimas. O goleiro Pablo observou bem e viu Murilinho livre na frente, ele dominou girando para a direita e chutou forte, mas outra vez Talles apareceu para salvar a equipe dos Creyssons e manter sua equipe a frente do placar.
O Vila Dimas chegou ao empate já aos 20 minutos da etapa final. Após muita pressão e chances perdidas, Churrasco viu a bola sobrar na frente da área e não perdeu, soltando uma bomba para fazer o seu primeiro na final e o segundo da sua equipe, empatando o jogo com mais um golaço, 2 x 2.
Pênaltis
A disputa foi para as penalidades e teve muita emoção. Na terceira cobrança das duas equipes, os goleiros Pablo e Talles fizeram a defesa e o jogo seguiu empatado. A cobrança que decidiu a partida acabou sendo do experiente Rato, dos Creyssons, que na quarta cobrança acabou vendo o goleiro reserva Pimenta, o menos vazado da competição e que estava revezando com o goleiro Pablo (permitido no futsal), fazer a defesa. Coube a Mateus Paulo bater o pênalti decisivo e dar o título inédito para o Vila Dimas, 4×2.
História das Equipes
As histórias dos dois finalistas se cruzam e mostram que a rivalidade fica apenas em quadra. A equipe do Vila Dimas foi criada em 2017, por um ex-atleta do time dos Creyssons, Thiago Magalhães, que após 12 anos jogando pelo time resolveu se aposentar das quadras e fundar uma nova equipe. Os Creyssons tem três títulos conquistados na história da competição
Outras Finais
Além da final principal, os outros jogos também levantaram o público durante todo o dia com bonitos gols, ótimas jogadas e grandes defesas. Confira abaixo os campeões de todas as categorias, os artilheiros e também a defesa menos vazada
Sub 7
Campeão: Cesea
Artilharia: João Rafael e Lucas José (Ambos do Cesea)
Goleiro Menos Vazado: Heitor Kaleb (Cesea)
Sub 9
Campeão: Projeção/Gol de Placa
Artilharia: Miguel Teles (Projeção/Gol de Placa)
Goleiro Menos Vazado: Mateus (Projeção/Gol de Placa)
Sub 11
Campeão: TCF/Nova Geração
Artilharia: Kauan (TCF/Nova Geração)
Goleiro Menos Vazado: Mateus (TCF/Nova Geração)
Sub 12
Campeão: Projeção/Gol de Placa
Artilharia: Carlos Eduardo (Barbosa)
Goleiro Menos Vazado: Luiz Alberto (Barbosa)
Sub 13
Campeão: Projeção/Gol de Placa
Artilharia: Weliton (Projeção/Gol de Placa)
Goleiro Menos Vazado: Lucas (Projeção/Gol de Placa)
Sub 15
Campeão: Abarka
Artilharia: Bernardo (Abarka)
Goleiro Menos Vazado: Gabriel (Bola pra Frente)
Sub 17
Campeão: Nova Geração
Artilharia: Kauan (Allegro)
Goleiro Menos Vazado: Bruno (Nova Geração)
Sub 20
Campeão: Futsal da Quebrada
Artilharia: Lucas Gabriel (Futsal da Quebrada)
Goleiro Menos Vazado: Tuti (Futsal da Quebrada)
Feminino
Campeão: Peladas da Vila
Artilharia: Barbara (Peladas da Vila)
Goleira Menos Vazada: Thaynara (AJ Guerra)
Veterano
Campeão: Amigos do Hugo
Artilharia: Anderson (Amigos do Hugo)
Goleiro Menos Vazado: Thales (Geração 22)
Master
Campeão: Top Drinks
Artilharia: Ricardo (Vigas)
Goleiro Menos Vazado: Jailson (Vigas)
Super Master
Campeão: Japão da Construção
Artilharia: Flávio (Amigos Bol)
Goleiro Menos Vazado: Beto (Japão da Construção)
Principal
Campeão: Vila Dimas
Artilharia: Keven (Peladas da Vila)
Goleiro Menos Vazado: Pimenta (Vila Dimas)