Verstappen trava batalha com Lando Norris e vence GP da Emilia-Romagna
Tricampeão da Fórmula sofreu no final com Lando Norris, mas venceu e aumentou ainda mais a vantagem na temporada
atualizado
Compartilhar notícia
Max Verstappen segue sobrando na Fórmula 1. Na manhã deste domingo (19/5), o tricampeão da modalidade sofreu com Lando Norris no final do GP da Emilia-Romagna, na sétima prova de 2024, mas conseguiu superar a concorrência do adversário e conquistou sua quinta vitória na temporada, em uma corrida repleta de homenagens a Ayrton Senna, que morreu na mesma pista, há 30 anos.
O holandês começou bem, mas caiu de ritmo na reta final e permitiu os avanços dos concorrentes, como Norris, que, no final, disputou volta a volta a primeira posição até o término da prova.
Mas Verstappen mostrou que não é o grande nome da Fórmula 1 atualmente por acaso e manteve a liderança até o fim, contando também com o auxílio de um erro crucial do piloto da McLaren na reta final. Charles Leclerc fechou o pódio em Ímola.
Fecharam o top-10: Oscar Piastri, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, George Russell, Sergio Pérez, Lance Stroll e Yuki Tsunoda. Agora, Verstappen aumenta a vantagem na temporada, com 161 pontos contra 113 de Charles Leclerc, 107 de Sérgio Perez e 101 de Lando Norris.
A Fórmula 1 agora segue para Mônaco para a oitava prova do ano, já no próximo final de semana.
Homenagem
Antes da prova começar, quem compareceu ao autódromo Enzo e Dino Ferrari presenciou uma bela homenagem a Ayrton Senna. Com direito a bandeira do Brasil no final, Sebastian Vettel pilotou a McLaren MP4/8, imortalizada por Senna.
Fazendo história
Com a terceira vitória em Ímola, Verstappen se tornou o segundo piloto com mais triunfos na prova, ultrapassando Nelson Piquet, que tem duas. Ayrton Senna e Alain Prost também empatam com o holandês.
Michael Schumacher é o maior vencedor do circuito, com sete conquistas. Com a vitória deste domingo, Verstappen chegou a 59 vitórias na carreira. O holandês já é o terceiro maior vencedor de todos os tempos da Fórmula 1.
Já Norris chegou ao 17º pódio na carreira e o quarto somente nesta temporada, assim como Leclerc.